Descrição

A colheita de 2020 foi excelente para este tinto distinto da região de Ribera del Duero, no qual os seus criadores, Nacho León e Julio Romera, procuraram obter mais frescura e menos concentração do que estamos habituados a encontrar ao provar vinhos desta região. Um vinho fácil de golear, mas sem comprometer a qualidade. Um vinho para partilhar e celebrar. Muita fruta com o toque certo de carvalho para o tornar mais redondo.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Produção
6.160 garrafas
Subzona
A parte mais oriental da Ribera del Duero, na província de Soria.
Variedade
95% Tinto fino, 5% Albillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Vermelho cereja.
Nariz
Intenso e elegante, com notas de frutos pretos, pimenta e passas.
Boca
Envolvente e estruturado, com um final longo e saboroso.
Temperatura de servir
16 ºC.
Combinação
Costeletas de cordeiro e assados castelhanos, queijos de ovelha curados, torresmos fritos ao estilo de Soria e sobremesas com um toque amargo de café e chocolate preto.

Vinha e preparação

Descrição
cinco parcelas de vinhas localizadas nos municípios de San Esteban de Gormaz, Villálvaro, Alcubilla del Marqués, Quintanilla de Tres Barrios e Matanza de Soria, a uma altitude de cerca de 900 metros acima do nível do mar. Ali se encontram antigas majuelos (pequenas plantações de vinhedos). As videiras estão situadas numa ligeira inclinação com exposição a sul, o que favorece a maturação da planta. Os ventos predominantes vêm do leste.
Tamanho
1,3 hectares.
Idade
Vinhas antigas.
Solo
Densidade superior com textura arenosa sobre outra de rocha calcária.
Clima
A colheita de 2020 é a colheita ideal. Uma colheita com teor alcoólico moderado, fortificada, mas ao mesmo tempo controlada.
Rendimento
Menos de 2.000 quilos por hectare.
Colheita
Agricultura sustentável com o meio ambiente.
Vinificação
As uvas fermentam em depósitos de inox de 1.500 e 2.500 litros, sem o uso de leveduras selecionadas e sem adição de qualquer tipo de enxofre. As fermentações ocorreram com macerações médias de 12 dias. Remontagens e pisagens são aplicadas no início do processo, com intervenção mínima no chapéu durante o restante da fermentação.
Envelhecimento
Estágio em barricas de carvalho francês de 225 litros usadas. O vinho completou um estágio total de 13 meses, com transfegadas duas vezes por ano.
Engarrafamento
O engarrafamento ocorreu em junho de 2022.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

New to the report this year, and an addition to the line-up of bodegas in the Soria sub-region, this is a cuvée of Tinto Fino and 5% Albillo Mayor from 80 to 100-year-old parcels at 900 metres. Spicy, savoury and intense, it's an exciting, low-intervention style from Nacho León and Julio Romera, with fine tannins, cranberry and pomegranate fruit and a long, tapering finish. 2025