Descrição

A família Antinori elaborou este vinho pela primeira vez em 1978, com um lote inicial de Cabernet sauvignon e uma pequena percentagem de Cabernet franc. Nas colheitas seguintes, exceto em 1979, foi adicionada Sangiovese ao lote. Tal como está agora, este vinho é um espetáculo incrível que atinge todos os sentidos. Obriga-nos a manter a nossa atenção nele até ao fim da garrafa. Um vinho muito bem estruturado com grande potencial de envelhecimento se for bem tratado.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Variedade
77% Cabernet sauvignon, 14% Sangiovese, 9% Cabernet franc
Origem
Toscana IGT

Prova

Vista
Cor vermelha rubi intensa.
Nariz
Apresenta um bouquet rico em notas intensas de frutos pretos maduros, nomeadamente mirtilos e groselhas, que se misturam na perfeição com agradáveis matizes de flores secas e alfazema, acompanhadas por delicadas notas picantes de pimenta branca e notas balsâmicas de menta e eucalipto, e tonalidades doces bem integradas de chocolate branco, algodão doce e frutos secos.
Boca
Um vinho cremoso e envolvente, com taninos suaves e sedosos que culminam num final de boca muito elegante, longo e persistente. Final de boca agradável a lembrar alcaçuz, juntamente com notas florais e de especiarias que já se detectavam anteriormente no nariz e que agora acentuam o final.
Temperatura de servir
Recomenda-se que seja servido a 16 °C.

Vinha e preparação

Nome
Solaia.
Descrição
Trata-se de uma parte da vinha de Tignanello, virada a sudoeste, situada a uma altitude de 350-400 metros acima do nível do mar.
Tamanho
20 hectares.
Solo
Rochas pedregosas "alberese" (calcário duro) e "galestro" (argila calcária escamosa).
Vinificação
Desengace dos cachos e passagem por uma meticulosa mesa de seleção. Prensagem delicada e transferência por gravidade para as cubas de fermentação troncocónicas de 60 hectolitros de capacidade, onde permanece com as películas. Fermentação maloláctica após separação do vinho e das películas.
Envelhecimento
Envelhecido durante 16 meses em barricas novas de carvalho francês, os diferentes lotes foram envelhecidos separadamente, depois misturados e reintroduzidos nas barricas para completar o processo de envelhecimento.