Descrição

Nas pequenas propriedades rurais nos arredores de Bellmunt, conhecidas como «closos», ainda é possível encontrar variedades de uva branco entre as vinhas velhas de uvas tinto. Entre estas uvas brancas, não é raro descobrir variedades como a Garnacha branca, que são utilizadas para a elaboração deste vinho branco penetrante e potente, com tons quase selvagens, que nos lembra a frescura noturna durante o período de maturação da uva.

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Variedade
Garnacha blanca, Moscatel, Xarel·lo
Origem
Priorat

Prova

Nariz
Os aromas expressam a personalidade fresca e cítrica da casta Garnacha branca. Apresenta notas de casca de fruta e ervas aromáticas, bem como um leve traço de frutos de caroço, como o pêssego.
Boca
Em boca é acentuado e vivo, com um toque mineral marcante. Além disso, expressa-se com persistência e volume. A maceração com as peles confere-lhe estrutura.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Combina muito bem com receitas de marisco cozido a vapor: mexilhões, camarões e amêijoas. Também é ideal para acompanhar pratos de aves com gorduras suaves (pularda recheada, codornizes, frango assado e em pepitoria). Além disso, harmoniza com queijos pouco curados e, especialmente, queijos cremosos.

Vinha e preparação

Descrição
Parcelas selecionadas das propriedades de Sant Martí e Mas Alsera.
Solo
Solos rochosos de ardósia.
Clima
Precipitação média anual entre 350 e 500 mm e entre 2.800 e 3.000 horas de sol por ano.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
As uvas são desengace, pisadas e introduzidas na cuba para fermentar como um vinho tinto. O mosto permanece em contacto com as peles.
Envelhecimento
Após a fermentação, o vinho passa 4 meses a curtimenta com as peles e o mosto numa barrica envelhecida de 600 litros.