Descrição

A Trepat é a variedade tinta autóctone da Conca de Barberà, caracterizada por produzir vinhos leves, frutados e com boa acidez. É precisamente o caso deste rosé por sangria que, além disso, tem a sua origem em vinhas situadas em altitude, entre os parques naturais das Montanhas de Prades e da Floresta de Poblet.

Informações de produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2023
Álcool
11.5% vol.
Variedade
100% Trepat
Origem
Conca de Barberà

Prova

Vista
Cor rosa pálido, translúcido com rebordo transparente. Vinho limpo e brilhante.
Nariz
A intensidade aromática é média, com predominância de notas de morangos silvestres.
Boca
Passo com boa acidez, mais envolvente ao mesmo tempo, volumoso e persistente. Rosé atraente, equilibrado, leve e com certa salinidade.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha de sequeiro de viticultura de montanha responsável com intervenção mínima, que prioriza a biodiversidade. Está localizada a uma altitude de até 800 metros acima do nível do mar, num ambiente acidentado e ondulado, rodeada por altos cumes e bosques de carvalhos e azinheiras, no Parque Natural das Montanhas de Prades e no Parque Natural do Bosque de Poblet.


Solo
Solo pobre em ardósia, cantos e argilo-calcário com afloramentos rochosos, falésias e montanhas escarpadas.
Clima
Clima continental-mediterrânico com noites frias. A temperatura média da vinha é de 13 °C, com precipitação anual de 450-550 litros por metro quadrado e 2.700 horas de insolação por ano.

Colheita
Vindima no final de setembro.
Vinificação
O mosto flor é sangrado diretamente da calha de recepção das uvas, para que não adquira quase nenhuma cor das peles. O mosto é desengaçado e, uma vez limpo, inicia-se a fermentação alcoólica a uma temperatura de 14-16 °C.