Descrição

A maceração carbónica de Alfredo Maestro exibe toda a frescura e vitalidade que antecipam o seu nome e rótulo original, uma referência aos mais roqueiros. Garnachas de vinhas de Ávila, na Serra de Gredos, localizadas em altitude, e cepas cultivadas em Peñafiel são a origem singular deste tinto que se destaca pelo seu marcado e agradável aroma frutado, tanto no nariz como em boca.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Produção
5.000 garrafas
Variedade
100% Garnacha
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 12 e 14 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm em 50% de vinhas da Serra de Gredos, mais concretamente do município de Navarredondilla (Ávila), e os restantes 50% de vinhas plantadas em Peñafiel (Valladolid). Ambas estão situadas a uma altitude de 1100 metros e 700-920 metros acima do nível do mar, respetivamente.
Solo
De rocha granítica, franco-arenoso, argiloso e calcário.
Vinificação
Todos os cachos foram submetidos ao encubamento inteiro, sem esmagamento nem desengace. Vinificação em depósitos de inox com as leveduras autóctones dos diferentes vinhedos daquele ano específico, sem correções ou adições ao mosto. Após a desfangação, realizou-se a fermentação malolática também em depósitos de inox. Uma vez concluída e aproveitando o rigor do inverno castelhano, o vinho foi sacado para o exterior para clarificação e estabilização natural