Descrição

Tinto Figuero faz um dos seus vinhos mais especiais com as uvas das vinhas mais velhas. Este monovarietal é super aromático, fresco e harmonioso em boca. Vibrante e fresco, com uma textura envolvente e um final cativante. Elegante com letras maiúsculas

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Densidade alta com bordas roxas. Limpo e brilhante.
Nariz
Com um perfil super sedutor que nos leva ao encrave de Zaloña, onde predominam os frutos vermelhos silvestres (framboesa) e cereja, que se misturam com aromas balsâmicos e torrados, oferecendo um nariz fresco. A gama de aromas especiados é delicada e interessante, com pimenta branca, cravo e anis estrelado.
Boca
Desde o primeiro gole, sentimos um tanino muito sedoso que mostra todo o caráter frutado deste vinho. Com um gole longo e fluido, envolve o paladar, deixando um retrogosto de pimenta fresca. A cereja aparece o tempo todo junto com um toque mineral.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC, depois de decantar.
Consumo
Até 2035, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Carnes vermelhas grelhadas, cozidas, arroz com carne, risotos, charcutaria, legumes e queijos de cabra.

Vinha e preparação

Nome
Parajes de El Castillo, Zaloña, Sendino, San Cristóbal, El Sapillo, La Trinitaria.
Descrição
Vinhas plantadas no município de La Horra.
Idade
Plantado entre 1942 e 1965.
Clima
Continental. A colheita de 2021 foi normal em termos de temperaturas e precipitações, sem incidentes de geada ou granizo. As chuvas de inverno e primavera permitiram um desenvolvimento normal da planta e uma maturação lenta e em perfeitas condições sanitárias das uvas. Os vinhos desta colheita vão ter um toque fantástico de frutos vermelhos e pretos, um equilíbrio incrível entre álcool, acidez e tanino. Vão ser vinhos potentes, com tanino sedoso, longos em boca e com grande potencial de guarda.
Colheita
Vindima manual feita em cestos de castanheiro de 12 kg entre 27 de setembro e 8 de outubro de 2021. Colheita classificada como Excelente.
Vinificação
Encubado em depósito de gravidade (sistema OVI)
Envelhecimento
Estágio de 16 meses em barricas de carvalho francês de 225 e 500 litros.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Planted between 1942 and 1964, the vineyard responsible for this wine is called Paraje de Zaloña. It's suitably concentrated and intense, showing the density that's often a feature of reds from La Horra. Ferrous, chalky and focused, it has a sheen of spicy 50% new wood and layers of blackberry and blood orange. Impressive stuff that's ageing beautifully. 2026-35. 

James Suckling:

An excellent wine that highlights balance, restraint and precision. Fresher, more vibrant, more minerally and less oaky than many, with chiseled tannins giving focus and gravity to the palate. Full-bodied and structured, but not heavy. Long, pristine finish with a dusty texture. Drink or hold.