Descrição

Proveniente de vinhas antigas com os rendimentos mais baixos, Finca Villacreces é o vinho homónimo da adega e o seu carro-chefe. A sua elaboração em cubas de betão e carvalho, e posterior estágio em barricas francesas, resulta num vinho elegante, fresco e refinado.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.0% vol.
Produção
41.584 garrafas
Variedade
92% Tempranillo, 6% Cabernet sauvignon, 2% Merlot
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja intenso com tons granada.
Nariz
Aroma intenso a fruta madura, alcaçuz com matizes minerais e balsâmicas proporcionadas pela Cabernet, num conjunto complexo com toques de caramelo.
Boca
Vinho tinto com entrada encorpada e volume, longo e persistente. Apresenta-se saboroso, com taninos maduros, notas de alcaçuz, frutos pretos e café.
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Nome
Finca Villacreces.
Descrição
Para o emblema da casa, são utilizadas uvas de vinhas cultivadas em espaldeira com orientação norte-sul, a 710 metros de altitude acima do nível do mar em Quintanilla de Onésimo (76,65%); Olmedillo de Roa (17,68%); Adrada de Haza (12,54%); Quintanilla de Arriba (1,63%) e Valbuena de Duero (0,51%). Viticultura biológica (cobertura vegetal).
Tamanho
64 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1980.
Solo
De relevo plano e composto por cascalho e areia.
Clima
Clima continental com ligeira influência atlântica, temperatura média de 11,5-12 °C, pluviometria de 350-400 milímetros e exposição solar de 2.400 horas por ano.
Rendimento
3.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 kg.
Vinificação
Dupla seleção em mesa, de cachos e de bagos. Desengace sem esmagamento, fermentação alcoólica em cubas de madeira e depósitos de betão. Fermentação malolática em depósitos de betão, cubas de madeira e barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês de grão fino (Darnajou e Taransaud), sendo 50% novas e 50% de segundo ano.
Engarrafamento
Prévia filtração por membrana.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Ripe, racy berries verge on sweet-sour, with hawthorn fruit, dried cranberries and spices. Nicely chewy on the structured, full-bodied palate. Tight, dusty tannins linger in the lengthy finish. Drink now. (Zekun Shuai)