Descrição

Excelente tinto da Borgonha, produzido a meio caminho entre Dijon e Beaune, numa pequena denominação que produz vinhos com uma excelente maturação das uvas, graças à sua exposição a leste. Cativa pela sua delicadeza e elegância e pelos seus intensos aromas florais e frutados.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.0% vol.
Produção
2.580 garrafas.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Nuits-Saint-Georges

Prova

Vista
Cor vermelho carmim.
Nariz
Aromas complexos de flores secas, juntamente com frutos pretos e notas minerais.
Boca
Sabores de frutos pretos e notas de solo florestal. Taninos extremamente finos e elegantes.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 ºC.
Consumo
Até 5 anos após o engarrafamento.

Vinha e preparação

Nome
Les Charnonnières
Descrição
Vinhedo localizado na zona sul de Les Charnonnières.
Tamanho
1,22 hectares.
Idade
55 anos.
Solo
Rocha margosa combinada com areia e pedregulho proveniente da parte superior da colina.
Clima
2018 foi um ano de abundância e excelência. Após um inverno excessivamente ameno, a colheita foi marcada por dois períodos contrastantes. A primavera foi ensolarada e amena, totalmente livre de geadas, mas com algumas tempestades localizadas e episódios de granizo, por vezes significativos, como em algumas parcelas da Côte de Nuits, que foram muito afetadas em junho. Em seguida, o verão muito seco e muito quente provocou o bloqueio da maturação em alguns locais. A colheita precoce, excepcionalmente abundante e em perfeitas condições sanitárias, ofereceu todo o potencial para produzir vinhos de grande requinte.
Rendimento
16 hectolitros por hectare.
Colheita
A vindima ocorreu no dia 19 de setembro. As uvas são selecionadas primeiro na vinha e, posteriormente, ao entrarem na adega.
Vinificação
50% é desengaçado sem prensagem (grão inteiro) e passa para os depósitos de fermentação. Maceração durante 18 dias com 50% do cacho inteiro. Fermentação utilizando apenas leveduras autóctones. Vinificação sem sulfitos. Duas pisadas diárias.
Envelhecimento
Estágio de 8 meses em contacto com as suas borras sem transfegar. As barricas utilizadas são de carvalho francês (37% novas) com um tostado muito leve
Engarrafamento
Em agosto de 2020.