Descrição

Este tinto com 26 meses de estágio em barrica é elaborado principalmente com Tempranillo, acompanhado por Merlot e Albillo mayor. As uvas Tempranillo provêm de vinhas pré-filoxéricas, que conservam a raiz autóctone da variedade original. O resultado é um vinho complexo e que expressa-se bem em boca, com aromas a frutos pretos maduros e toques de anis. Um vinho intenso, potente e longo.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Variedade
90% Tempranillo, 7% Merlot, 3% Albillo mayor
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
De cor cereja granada e rebordo rubi.
Nariz
No nariz, é fino, guloso, elegante, com um caráter varietal marcado e um suave toque tostado.
Boca
Taninos sedosos dentro de uma estrutura potente, com grande persistência e elegância. Um vinho intenso, potente, concentrado e longo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar assados e guisados tradicionais, caça grossa e queijos curados.

Vinha e preparação

Descrição
As microparcelas de vinhedo para este vinho estão localizadas entre Gumiel de Izán e Tubilla del Lago.
Idade
Vinhas com uma idade média de 90 anos.
Solo
Solos franco-argilosos e franco-arenosos.
Clima
A colheita de 2018 foi condicionada por um inverno seco, seguido por uma primavera chuvosa e com temperaturas mais frias do que o habitual, o que resultou num ligeiro atraso na maturação.
Rendimento
1.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 kg.
Vinificação
Após a maceração pré-fermentativa a frio durante 48 horas, segue-se uma fermentação alcoólica a temperatura controlada (25 ºC) com levedura autóctone e uma posterior maceração pós-fermentativa com as peles. Após esta etapa, o vinho realiza a fermentação malolática em barricas 100% de carvalho francês de primeiro uso.
Envelhecimento
Estágio de 26 meses em barrica de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

This is well evolved, with subtle tertiary complexity that’s a bit more articulate than the primary fruit and savory spices. Complex, with a cedary overtone to the spiced, savory, plummy fruit and dry earth. Tannins are still chewy and structured, but the intensity of fruit and length will carry the load. Quite long. Delicious now, if you don’t mind the tannin bite, but this should continue to develop well up to 2030. (Zekun Shuai).