Descrição

Puppi Barbarot é o vinho mais jovem da adega de Bárbara Palacios, no qual predomina a frescura. É elaborado com Tempranillo e Merlot de vinhas jovens e representa o nascimento de novas ilusões, consequência da ampliação da sua vinha, transbordando a juventude e a alegria de um cachorro. No nariz, apresenta aromas intensos a cerejas vermelhas e groselhas. Muito fresco e cintilante em boca, com taninos redondos e equilibrados e notas tostadas da barrica. Final longo e guloso.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
15.0% vol.
Variedade
Tempranillo, Merlot
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor cereja, com um leve tom violáceo.
Nariz
Aromas intensos de cerejas vermelhas e groselhas.
Boca
Muito fresco e cintilante, com taninos redondos e equilibrados. Final longo e guloso.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Valtracones.
Descrição
Localizado no município de Haro, a 480 metros acima do nível do mar. Protegido pelos «Riscos de Bilibio» e pelos contrafortes da Serra Cantábria. Na zona, encontramos um clima ameno influenciado pelos ventos do Atlântico. A parcela foi recentemente plantada em vaso, com orientação este-oeste.
Solo
Arcillo-calcário, pobre, de cor amarelada, proveniente das rochas calcárias das montanhas que circundam a zona.
Clima
Do final de 2018 até a primavera de 2019, não podemos afirmar que as precipitações foram muito abundantes. Estamos a referir-nos a uma média de 500 mm na região de Rioja Alta e a uma geada no início de maio que, embora não tenha sido comparável à de 2017, prejudicou a colheita.
O verão transcorreu com variações de temperatura bastante acentuadas, entre chuvas e calor extremo, o que não favoreceu a frutificação. O verão transcorreu entre variações de temperatura bastante acentuadas, entre chuvas e calor extremo, que pouco ajudaram na frutificação. E embora as tempestades tenham regado os campos para que pudessem continuar o seu curso, também caiu algum granizo.
O ciclo de maturação contou com temperaturas moderadas durante o dia e frescas durante a noite. E sem chuvas até meados de setembro, quando as tempestades trouxeram o perigo do oídio.
Colheita
A vindima ocorreu a 12 de outubro. Foi realizada manualmente em pequenas caixas e através de uma seleção de cachos e bagos.
Vinificação
Fermentação em tanques de inox. Após uma maceração pré-fermentativa a frio, fermenta com a sua própria levedura. A fermentação alcoólica mantém-se durante cerca de 8 dias, controlando que a temperatura não ultrapasse os 25 ºC. São realizados dois remontagens diários e, quando possível, dois delestages e bazuqueos. Uma vez concluída a fermentação alcoólica, é realizada uma maceração pós-fermentativa durante um período que varia entre 2 e 4 semanas, dependendo da maturidade da colheita. Com base na prova diária, é determinada a data de descuba.
Envelhecimento
O vinho é transferido para barricas bordelaises de carvalho francês usadas durante 12 meses.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The second wine 2019 Puppi Barbarot, inspired by her dog, is a perfumed and showy blend of Tempranillo and 15% Merlot that she says should provide the youth and joy of a puppy. The label says 15% alcohol, but the alcohol is not noticeable in this velvety effort that has an absence of herbal aromas and flavors and comes through as juicy, velvety and tasty, with very fine tannins.

Tim Atkin:

Puppi is the second wine from the talented Bárbara Palacios, made with her unique blend (in Rioja at least) of Tempranillo and 15% Merlot. Plush and full bodied, with nuanced oak, graceful tannins, red berry and graphite flavours and a fresh, herbal finish. 2023-27