Descrição

Seleção das melhores uvas de um vinhedo plantado em solo calcário com muitas horas de insolação, o que faz com que as uvas tenham mais corpo e maior teor frutado. Após um curto período de estágio em carvalho francês usado, obtemos um vinho que procura mostrar a tipicidade da sua zona de origem. Intenso, de grande volume e final longo.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Monastrell
Origem
Vino de España

Prova

Vista
Cor vermelho cereja picota.
Nariz
Aromas a frutos vermelhos que denotam o caráter mediterrâneo da Monastrell. Matizes tostados muito bem integrados com a fruta.
Boca
Grande volume em boca, apesar do seu corpo estruturado, com um gole longo e um pós-gosto frutado.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Válido até aproximadamente 2024, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha de Monastrell situada a 650 metros de altitude. Orientada paralelamente ao nascer do sol e, portanto, com mais horas de sol ao longo do dia, o que faz com que as uvas tenham mais corpo, maior teor de fruta e maior teor alcoólico.
Solo
Calcário.
Clima
Colheita equilibrada, com um verão ameno e fresco que favoreceu a obtenção de um vinho mais harmonioso e fresco, com uma maturação equilibrada da uva. Precipitações muito abundantes no mês de setembro que acabaram por moderar o grau do vale.
Colheita
Vindima selecionada em caixas de 12 kg.
Vinificação
Na adega, mesa de seleção e posterior desengace. Fermentação com leveduras autóctones em depósito aberto de plástico, prensagem e envio para barricas.
Envelhecimento
três meses em carvalho francês usado de quarto ano.
Engarrafamento
O evento ocorreu em maio de 2020.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

Like the Paraje Oeste, the 2019 Primera Vendimia Paraje Norte used to be part of the blend Primera Vendimia, but it's now bottled separately. It comes from Monastrell grapes from 50-year-old vines on very stony soils at 800 meters in altitude, which seemed to provide more freshness to the wine. The fermentation and élevage was the same, with indigenous yeasts in stainless steel and three months in used barriques. I liked this one better.