Descrição

Um dos poucos vinhos elaborados exclusivamente com Mazuelo em Rioja. O risco é elevado, tendo em conta a dificuldade da variedade: vigorosa, sensível a doenças e com um ciclo muito longo. Além disso, as condições adversas de La Quinta Cruz ( encosta íngreme, solo pobre e pedregoso) proporcionam uvas singulares a este vinho tão especial. O nome deriva do facto de a vinha estar situada na quinta estação da penitência da via-sacra da romaria anual à ermida do Calvário de Briones.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Produção
3.331 garrafas
Subzona
Rioja Alta
Variedade
100% Mazuelo
Origem
Rioja

Prova

Vista
De cor vermelha escura com tons azulados.
Nariz
Seduza com as suas notas minerais que refletem o terreno. Percebem-se aromas de frutos pretos sobre um fundo tostado.
Boca
Elegante, amplo, equilibrado e com taninos sedosos.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Nome
La Quinta Cruz
Descrição
Vinha plantada nas encostas do Monte Calvário, em Briones. Vinha com duas partes muito distintas: a zona baixa, de solo forte, principalmente argiloso e pouco fértil, e o restante, uma encosta íngreme com pouco solo e coberta de pedras. Esta última é a mais interessante, pois o vigor das plantas é muito limitado e produz bagos pequenos com grande concentração de cor e aromas doces e especiados.
Tamanho
1,2 hectares.
Idade
Vinha plantada em 1986
Solo
Areia e cascalho, coberto de seixos.
Clima
A colheita de 2023 foi especialmente exigente na Rioja Alta. Após um inverno extremamente seco, a primavera foi acompanhada por fortes tempestades que dificultaram o trabalho na vinha. O verão começou com temperaturas amenas, mas agosto tornou-se um dos mais quentes e secos de que se tem memória, colocando à prova o equilíbrio hídrico de muitas parcelas. No início de setembro, várias tempestades intensas geraram preocupação com o possível aparecimento de botrite, o que levou muitos viticultores a antecipar a vindima. Foi uma campanha complexa, em que a escolha precisa do momento da colheita e uma seleção minuciosa das uvas foram determinantes.
Vinificação
Ao chegar à adega, as uvas são depositadas na mesa de seleção, cacho a cacho. Fermentação alcoólica em depósitos de inox a uma temperatura controlada entre 24 e 25 ºC, com poucas remontagens.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em um depósito de betão de 1.300 litros e em três barris de 500 litros de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

My favourite Galician red is how Miguel Merino refers to this racy, ethereal Mazuelo, which wouldn’t look out of place in a line-up of Espadeiros from Rías Baixas. Elegant, refined and graceful, it has layers of raspberry, goji berry and redcurrant, a kiss of wood spices and a lively, low-alcohol finish. Wonderfully subtle, balanced stuff. 2026-32