Descrição

Rubus Quercus é um coupage de Garnacha e Syrah produzido num encrave montanhoso, mais concretamente na vinha Pago Alto, localizada na bela localidade de Rubielos de Mora, na comarca de Gúdar-Javalambre, em Teruel. Na sua elaboração, é realizado um estágio de alguns meses em barricas de vários usos para manter o caráter da fruta e, posteriormente, outro pequeno estágio em depósitos de cimento. Com isso, obtém-se um vinho muito agradável, onde a fruta está sempre acima de outros aromas.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Produção
5.220 garrafas
Subzona
Serra de Gudar-Javalambre
Variedade
70% Garnacha, 30% Miguel de Arco
Origem
Vino de España

Prova

Vista
Cor cereja com borda violácea.
Nariz
Predominam os aromas de frutos vermelhos com um fundo floral e especiado.
Boca
Em boca também se aprecia o seu caráter frutado. Possui boa acidez e um final prolongado.
Temperatura de servir
16 ºC.

Vinha e preparação

Tamanho
Solo argiloso-férrico de colúvio em Garnacha e solos rasos com maior componente calcário em Syrah. Vinhedo de montanha situado a mil metros de altitude no encrave da Vinha do Pago Alto de Rubielos de Mora (Teruel).
Idade
Vinha plantada no ano de 2006.
Clima
As vinhas iniciaram a brotação em 2019 com mais reservas de água do que o habitual. Dois episódios de geadas ocorreram em abril, mas os danos foram pequenos em comparação com outras colheitas. A estação de crescimento teve condições perfeitas em termos de pluviometria: pouca chuva, mas bem distribuída. Como de costume, alguns picos de temperatura prejudicaram as vinhas e apenas as parcelas da variedade Garnacha, a mais adaptada às condições, produziram uma maturação equilibrada. Um pouco de chuva em setembro, seguida de altas temperaturas, produziu uma maturação rápida em termos de açúcar e acidez.
Rendimento
Cerca de 4.000 kg por hectare.
Colheita
Realizada entre 3 e 21 de outubro.
Vinificação
Em depósitos de inox de 2.000 a 3.000 litros. Uvas inteiras desengace e não esmagadas. Maceração durante 3 semanas com pisagem das uvas para extração delicada dos taninos e cor.
Envelhecimento
Em barricas de 400 litros com 3-4 utilizações durante 5 meses. Após o estágio em madeira, é transfegado para depósitos de cimento durante mais 4 meses.
Engarrafamento
21 de julho de 2021.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2020 Rubus Quercus is quite different from the unoaked regular Rubus but produced with 70% Garnacha and 30% Miguel del Arco, an obscure variety that is very interesting and gives nice nuances and freshness while keeping a light profile. It fermented with some full clusters and matured in second and third used 500-liter oak barrels for six months. The oak is not an important player in the style of the wine, which is austere and soil driven. 5,220 bottles were filled in July 2021.