Rioja
La Vicalanda Viñas Viejas 2020
100% Tempranillo
23,90 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
31,87 € / Litro
EsgotadoAgendado para reposição dentro de 2 dias
Descrição
Das vinhas mais antigas da propriedade homónima de La Vicalanda, como o próprio nome indica, nasce este monovarietal de Tempranillo com o qual a Bodegas Bilbaínas consegue a máxima expressão do 'terroir' de uma das zonas mais privilegiadas de Rioja, a emblemática Haro. Um vinho, nas palavras de Zekun Shuai, editor sénior do site de James Suckling, «longo, bastante refinado e enérgico»
Informações de produto
A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Alta Rioja
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Rioja
Prova
Vista
De cor granada intensa com reflexos roxos.
Nariz
Tinto intenso e elegante, com aromas bem profundos de frutas pretas, violetas e notas fumadas num fundo balsâmico e mineral.
Boca
Muito carnudo, potente e estruturado. Entrada aveludada que dá lugar a um passo muito equilibrado. Grande corpo e persistência.
Temperatura de servir
16 °C.
Vinha e preparação
Nome
La Vicalanda.
Descrição
Selecção de uvas de vinhas velhas localizadas em Haro, perto da adega. Todo o trabalho nessas parcelas é feito à mão por pessoal super qualificado e de acordo com princípios sustentáveis, usando práticas que respeitam o ambiente, sem pesticidas, inseticidas ou herbicidas.
Tamanho
10,5 hectares.
Idade
Cepas com mais de 35 anos.
Rendimento
4.000 quilogramas por hectare.
Vinificação
As caixas com as uvas colhidas foram refrigeradas (4 °C) por 24 horas antes da seleção manual. Depois disso, só as melhores foram maceradas a frio antes de começar a fermentação alcoólica. Isso rolou por 10 dias a 28 °C, e depois teve uma maceração com as cascas por pelo menos mais duas semanas. A fermentação malolática ocorreu em barricas de carvalho francês. Tanto a fermentação alcoólica como a malolática foram espontâneas, graças à ação da flora microbiana autóctone das vinhas. A fermentação malolática ocorreu em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de pelo menos 12 meses em foudres e cubas de carvalho francês Allier. Durante esse tempo, o vinho é trasfegado várias vezes para limpar naturalmente e evitar tratamentos posteriores. Depois de engarrafado, passa mais 24 meses a afinar.
Colheitas: 2020 2019 2018
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.