Vinhos da Campo Viejo
Imagens da Campo Viejo
Localização e outros dados de interesse
Campo Viejo
Camino de Lapuebla, 50
26006 Logroño La Rioja
España
Ano de fundação
1959
Marca pioneira representativa de Rioja
Campo Viejo é uma das adegas mais reconhecidas de Rioja. Pioneiros da tradição desta terra, os seus vinhos são a máxima expressão das diferentes subzonas da D.O. Ca.
Campo Viejo é uma adega icónica por vários motivos. Em primeiro lugar, foi uma das primeiras marcas a tornar o vinho de Rioja acessível ao consumidor, tornando-se pioneira em celebrações em toda a Espanha. Também foram dos primeiros a utilizar a típica garrafa de Rioja, que mais tarde se tornou um símbolo para as marcas da região. Além disso, abriu caminho na utilização de técnicas como «el candil y la vela»(o candeeiro e a vela), que era utilizada para verificar a limpidez do vinho.
O nome Campo Viejo vem da época do Império Romano e, mais concretamente, da tradição da quarta legião do exército que se estabeleceu em Calahorra. Após anos de luta, todos os soldados que conseguiam licenciar-se com honras após terem alcançado algum triunfo recebiam como recompensa uma parcela de terreno situada a leste da localidade de Villar de Arnedo. Desde então, esta terra passou a ser conhecida como Campus Veteranus, e daí surgiu o nome Campo Viejo, que chegou até aos nossos dias.
Campo Viejo desenvolve uma gama completa de vinhos que se divide na Gama Clássica, à qual pertencem o Tempranillo, o Estágio e o Reserva; na Gama Expressiva, da qual fazem parte os vinhos Biológico, Vindima Seleccionada e Dominio; e, finalmente, na Gama Ligera, com vinhos mais pensados para o consumo diário. Esta coleção representa na perfeição a personalidade dos vinhos de Rioja, uma vez que se trata de um lote das três subzonas que compõem a D.O.Ca: Rioja Alta, Rioja Alavesa e Rioja Oriental.
A adega atual, construída em 2001, também estabeleceu uma tendência em Rioja ao combinar arquitetura e vinho. Trata-se de uma instalação única na zona, baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável e sempre buscando um equilíbrio entre enologia, arquitetura e sustentabilidade.
A construção subterrânea da adega proporciona naturalmente as condições ideais para a elaboração e o estágio dos seus vinhos. Desta forma, volta-se aos processos tradicionais, procurando utilizar todas as vantagens que a mãe natureza oferece na hora de vinificar.
No que diz respeito à equipa técnica, a Campo Viejo conta com uma equipa altamente qualificada e com uma sensibilidade especial pela inovação. Esta equipa, liderada desde 2023 por Ignacio López, que dá continuidade ao legado deixado por Elena Adell dentro do grupo, é formada, entre outras pessoas, pelas enólogas Irene Pérez, Elena Suárez e Nagore Cobo. Todos eles trabalham a partir de vinhas localizadas em toda a denominação, cujas uvas vinificam combinando métodos tradicionais e progressivos capazes de expressar a vitalidade e a cor da Rioja mais atual.
Os vinhos de Campo Viejo são apoiados ano após ano por algumas das mais importantes prescrições do setor, como é o caso da Guia Peñín, competindo assim num segmento de preço médio. Além disso, esta adega faz parte há vários anos do ranking elaborado pela revista Drinks International, onde chegou a ocupar o 13.º lugar.
Quanto aos reconhecimentos, estes começaram a chegar no final dos anos 80, quando, após se estabelecer como marca líder da região em termos de exportações, a Campo Viejo começou a ganhar fama nas feiras internacionais mais importantes. Assim, o seu Gran Reserva de 1978 obteve a Medalha de Ouro na Vinexpo, um marco que ajudou a colocar os vinhos de Rioja no mapa naquela época.
Nos últimos anos, a Campo Viejo também tentou conjugar o mundo da arte urbana e do vinho. Por isso, entre as suas vinhas ergue-se uma escultura dos artistas Okuda e Remed intitulada Uma ponte entre o céu e a terra, que já se tornou um ícone da casa, uma intervenção que foi acompanhada por diferentes ações em vários locais de Espanha com o objetivo de associar o nome da Campo Viejo ao da arte mais atual.
Bodeboca.com © 2026 - Todos os direitos reservados