Imagens da Champagne Duménil
Localização e outros dados de interesse
Champagne Duménil
Francia
Ano de fundação
1874
Produção Total
80.000 garrafas
Área total de vinha
8 ha.
Duménil é uma casa familiar independente criada em 1874 por Emile-Paul Duménil. São viticultores independentes que elaboram exclusivamente a partir das suas vinhas Premier Cru situadas em Chigny-les-Roses, Rilly la Montagne, Ludes e Sacy.
Champagne Duménil fica bem no meio da Montagne de Reims. A Montagne de Reims fica entre os rios Marne e Vesle e forma um planalto com florestas e matagais que se estende de leste a oeste por 30 quilómetros. Lá, a variedade mais plantada é a Pinot noir.
A história desta saga familiar começou muito antes de Champagne se tornar famosa. Uma época em que eram simplesmente conhecidos como «os vinhos da Montagne». Foram os monges os primeiros a perceber a qualidade dos vinhedos da região. Vinhas que agora pertencem à Champagne Duménil.
Eles se referiam especificamente às vinhas das localidades de Chigny-Les-Roses, Rilly-La-Montagne e Ludes, todas situadas na região conhecida como La Montagne de Reims. Vinhas atualmente classificadas como Premier Cru. Na verdade, a família Duménil aparece nos registos públicos que remontam ao reinado do rei Luís IV.
Além de cultivar a vinha, Emile-Paul Duménil, o fundador, também tinha uma mercearia e um café em Chigny-Les-Roses. Uma combinação feliz que lhe permitiu ter uma visão ampla tanto do lado da viticultura quanto da elaboração do champagne. A sua compreensão dos gostos dos clientes foi de grande ajuda na hora de definir os seus vinhos.
Frédérique Poret é bisneta do fundador da maison e atualmente é a inspiração criativa na arte do«assemblage» dos champagnes Duménil. O seu marido, Hugues Poret, pertence a uma família de viticultores da aldeia de Sacy e 'saca' o melhor de cada uma das parcelas que a Duménil possui. Juntos, definem o estilo desta casa independente
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados