Descrição

Tinto fino (Tempranillo) e pequenas quantidades de Cabernet sauvignon, Merlot e Albillo constituem o coupage de Carmelo Rodero. Embora mantenha a etiqueta oficial que certifica a sua categoria, a referência dispensa a palavra estágio no rótulo para reafirmar a sua identidade e personalidade próprias. Tudo isto sem alterar a elaboração e o perfil deste autêntico clássico da Ribera del Duero, elegante, complexo, guloso e equilibrado, com a assinatura da enóloga da casa burgalesa, sediada em Pedrosa de Duero, Beatriz Rodero.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2023
Álcool
15.0% vol.
Variedade
Tinto fino, Cabernet sauvignon, Merlot, Albillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor cereja com reflexos rubi.
Nariz
Com um perfil aromático elegante e complexo, apresenta notas frutadas características da casta Tempranillo, como framboesa e amora, entrelaçadas com delicados matizes de pão torrado e especiarias provenientes do seu envelhecimento em barrica.
Boca
Gulosos e equilibrados, apresentando uma textura sedosa que preenche o paladar. Os taninos são doces e bem integrados, culminando num final longo e persistente, convidando a apreciar cada gole.
Temperatura de servir
16 °C.
Combinação
Carnes vermelhas grelhadas, queijos curados e pratos de colher, como guisados tradicionais, feijão com presunto ou estufados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas conduzidas em espaldeira e em vaso, localizadas em Pedrosa de Duero (Burgos), a uma altitude entre 837 e 862 metros acima do nível do mar.
Idade
Vinhas com uma média de 30-35 anos.
Solo
Terreno lamacento e pedregoso.
Clima
O ano de 2023 foi marcado por um clima instável, com uma primavera chuvosa seguida por dias amenos de verão e dois breves picos de calor. As chuvas precoces impregnaram os solos e favoreceram a brotação uniforme da vinha. As brisas frescas e as noites claras propiciaram a sua maturação constante, parcela por parcela, e sem stress.
Rendimento
3.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual com seleção na própria vinha, com ênfase na preservação da intensidade da fruta e dos taninos polidos. O resultado é uma vindima notavelmente harmoniosa e diversificada, que produziu tintos sedosos e complexos, combinando na perfeição elegância e profundidade de expressão.
Vinificação
Vinificação por gravidade (sistema OVI) sem o uso de bombas.
Envelhecimento
Estágio de 15 meses em barricas novas de carvalho francês de 225 litros.
Engarrafamento
Em abril de 2025.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Sweet spices, vanilla, chocolate, ripe blackberries and mint on the nose. Flavorful, with fine-grained tannins and a medium- to full-bodied palate. The finish shows ripe black fruit and sweet spices that are prominent but not over the top. Drink from 2026. (Zekun Shuai)