Descrição

Uma elegante garrafa serigrafada reveste este tinto monovarietal de Syrah do sul da Comunidade de Madrid. Uma uva que se aclimatou muito bem a esta zona continental, caracterizada pela sua baixa pluviometria, invernos frios e verões quentes. É um tinto muito expressivo, tanto no nariz como em boca, com múltiplas possibilidades de harmonização

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Arganda del Rey.
Variedade
100% Syrah
Origem
Vinos de Madrid

Prova

Vista
Cor cereja intensa com reflexos violáceos. Limpo e brilhante.
Nariz
Elevada expressividade frutada que lembra compotas de frutos pretos (amora, mirtilo, groselha preta). Notas fumadas e especiadas características da variedade, e notas florais proeminentes que lembram violetas, bem como matizes de torrado, caramelo, sub-bosque e especiarias que, em conjunto, oferecem uma grande complexidade e riqueza.
Boca
Paladar saboroso e fresco. Os taninos nobres e aveludados estão presentes na garrafa, combinados com fruta bem madura, ameixas e figos, notas de especiarias, como cravo e pimenta, e flores como a violeta, tão característica desta variedade.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Pratos especiados, massas, arroz e sobremesas, especialmente com chocolate.

Vinha e preparação

Nome
La Veguilla
Descrição
Vinhas situadas junto à planície do rio Tajuña, afluente do rio Tejo.
Tamanho
35 hectares.
Clima
Continental, caracterizado por invernos frios e verões quentes, com uma pluviometria média de 460 mm anuais, a mais baixa das três subzonas da Denominação de Origem Vinhos de Madrid.
Vinificação
As uvas chegam à adega em perfeitas condições de maturação. Realiza-se uma maceração pré-fermentativa a 8 ºC durante 5 dias e, posteriormente, ocorre a fermentação alcoólica a temperatura controlada. Com uma maceração total de 21 dias, inicia-se a fermentação malolática em tanques de inox com bactérias selecionadas.
Envelhecimento
Estágio de 7 meses em barrica de carvalho francês das prestigiadas tanoarias Sylvain, Radoux, Demptos, Vicard, Seguin Moreau e Nadalie.