Descrição

Este é o vinho por excelência da Bodegas Tagonius. É uma demonstração palpável do respeito pelo equilíbrio fruta-madeira que caracteriza a adega madrilena. 10 meses de estágio em pequenas barricas de carvalho francês e americano após uma seleção exaustiva dos melhores Merlot, Tempranillo, Cabernet sauvignon e Syrah

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Subzona
Arganda del Rey.
Variedade
Merlot, Tempranillo, Syrah, Cabernet sauvignon
Origem
Vinos de Madrid

Prova

Vista
Densidade média-alta de cor vermelha viva, brilhante e luminosa.
Nariz
Muito expressivo, com aromas de frutos vermelhos e sensações de especiarias leves e notas minerais.
Boca
O seu passo é de volume médio, leve, mas fresco. É delicado e com bastante comprimento.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC
Combinação
Ideal para acompanhar queijos ou charcutaria ou para acompanhar refeições como massa, arrozes, legumes e carnes assadas, e cozinha de fusão com um toque exótico.

Vinha e preparação

Nome
La Veguilla
Descrição
Vinhas conduzidas em vaso e em espaldeira (orientação norte-sul) situadas a uma altitude de 590 metros acima do nível do mar, junto à planície do rio Tajuña, afluente do Tejo, na localidade madrilena de Tielmes.
Tamanho
35 hectares
Idade
Entre 15 e 30 anos.
Solo
Franco-argiloso.
Clima
Continental, caracterizado por invernos frios e verões quentes, com uma pluviometria média de 460 mm anuais, a mais baixa das três subzonas da Denominação de Origem Vinhos de Madrid.
Rendimento
Entre 4.000 e 5.000 quilogramas.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa a 8 ºC durante 5 dias. Fermentação alcoólica a temperatura controlada. Maceração de 21 dias. Fermentação malolática em tanques de inox.
Envelhecimento
Estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês e americano de 225 litros e mais 12 meses em garrafa para que se refine antes de ser comercializado.