Descrição

O número 393 que dá nome a este vinho refere-se aos metros acima do nível do mar em que se encontra a vinha de onde provêm as uvas com as quais este tinto é elaborado. Um Syrah 100% de produção limitada e com uma capacidade de envelhecimento excecional, que se destaca pela sua riqueza aromática e pelo seu toque especiadi e calcário, tanto no nariz como em boca.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2016
Álcool
14.2% vol.
Produção
3.108 garrafas
Variedade
100% Syrah
Origem
Stellenbosch

Prova

Vista
De cor roxa avermelhada intensa.
Nariz
Denso e rico, com aromas de compota de frutos silvestres especiados do Médio Oriente, juntamente com notas de romã, ervas aromáticas e um toque de pimenta branco.
Boca
Delicioso, com presença de bagas e especiarias detectadas no nariz, criando uma espinha dorsal tánica crocante e um final seco e calcário.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 ºC. Recomenda-se decantar antes de servir nos primeiros anos.
Consumo
Até aproximadamente 2036, se mantido em condições ideais.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes como cordeiro ou veado e cogumelos temperados com especiarias.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha própria da adega, localizada na quinta Mont Fleur. A propriedade está situada a uma altitude de 393 metros acima do nível do mar, nas encostas de Helderberg, a montanha da região de Stellenbosch mais próxima do mar. As videiras Syrah são cultivadas principalmente em pequenos terraços, todos eles na parte mais íngreme da propriedade.
Idade
Vinhas com 13 e 21 anos.
Solo
Rocoso e granítico.
Clima
A colheita de 2016 foi difícil e desafiadora. O inverno começou tarde, mas foi frio o suficiente para garantir uma boa brotação na primavera. A normalidade foi a tônica dominante nesta estação, dando lugar a um verão precoce marcado por várias ondas de calor que prejudicaram o crescimento das bagas. O calor antecipou em mais de uma semana a data da vindima e trouxe também consigo uma menor acidez e teor alcoólico. No entanto, em meados de fevereiro, a chegada do frio ajudou a preservar os sabores mais complexos da Syrah.
Rendimento
Entre 10 e 29 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 20 kg, realizada entre 11 e 25 de fevereiro.
Vinificação
Desengace de 90% dos cachos (os 10% restantes são elaborados inteiros) e prensagem suave diretamente em pequenos depósitos de fermentação abertos de duas toneladas. Fermentação natural espontânea com leveduras autóctones a uma temperatura máxima de 30 °C com perfuração manual do chapéu de uma a quatro vezes por dia durante 14 dias. Malolática em barrica.
Envelhecimento
Estágio de 19 meses em barricas de carvalho francês (40% de primeiro ano, de grão fino e tostagem lenta).
Engarrafamento
Sem filtragem prévia.