Descrição

Elaborado com Tinto aragonés, nome dado à casta Tempranillo na Serra de Salamanca, este tinto saboroso, fresco, intenso e delicioso captura o encanto que esta variedade exibe quando cultivada nos solos de ardósia e argila de Garcibuey. Ideal para conhecer este perfil da variedade das mil faces.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
15.0% vol.
Produção
2.003 garrafas
Variedade
100% Tinto aragonés
Origem
Sierra de Salamanca

Prova

Vista
De cor cereja, com densidade média.
Nariz
Profundo e aromático. Ataque frutado com aromas de amoras e mirtilos e notas de tomilho e folhas secas. Percebem-se notas minerais, de grafite, carvão vegetal e chá preto.
Boca
Saboroso, alegre, fresco e balsâmico. Apresenta taninos firmes e equilibrados.
Quando aberto, é amplo e untuoso, com um retronasal especiado e primário. Apresenta uma excelente acidez e um percurso ágil.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Nome
El Chivero.
Descrição
Vinhas localizadas em Garcibuey.
Idade
Vinha plantada em 1958.
Solo
De ardósia e argila.
Vinificação
Seleção em mesa com desengace total e esmagamento suave. Encubamento e maceração pré-fermentativa de 36 horas a frio. Quatro dias após a retirada do frio, inicia-se a fermentação alcoólica espontânea com levedura indígena, que se prolonga por 14 dias a uma temperatura controlada (máxima de 22 ºC). No final da fermentação alcoólica, as massas são ligeiramente prensadas. O vinho gota, mais leve e aromático, é misturado com o vinho de massa, que lhe confere estrutura e cor. É decantado durante duas semanas em tanque para retirar as borras grossas e é transfegado para barrica, onde realiza a fermentação malolática
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas novas de 500 litros de carvalho francês François Frères e americanas de 225 litros de segundo e terceiro ano com tosta média
Engarrafamento
O evento ocorreu em 1 de julho de 2021.