Imagens da Celler Tianna Negre
Localização e outras informações de interesse
Celler Tianna Negre
07350 Benissalem
España
Ano de fundação
2007
Área total de vinha
40 ha.
O último projeto da família Morey-Garau e da empresa Antonio Nadal, S.A. (Bodegas Túnel) chama-se «Celler Tianna Negre». A dona, Antonia Garau, sempre teve uma pequena
A adega, com 35 hectares de vinhedos próprios, onde as variedades tintas Manto Negro, Callet, Syrah e Cabernet Sauvignon convivem com as brancas Prensal e Moscatel de Frontignan, é uma prova clara da integração entre funcionalidade e design.
O projeto realizado por Morlà i Morey Arquitectes é um edifício imponente que se integra na textura da paisagem através da pedra.
Um dos detalhes mais surpreendentes desta adega é o especial interesse pelo respeito ao meio ambiente e pela economia de energia. No telhado, há uma planta fotovoltaica onde é produzida energia elétrica que é reinvestida na rede elétrica. Também tem um sistema de reutilização da água excedente para irrigação ou refrigeração.
A descarga da uva é feita a partir de um nível superior, ao qual se acede por uma rampa. Os tratores sobem pela rampa, e descarregam a uva dentro da tremonha, que por gravidade desce para a desengace, de onde também pode descer para um nível inferior à prensa (para elaborar os brancos) ou diretamente para os depósitos de inox para iniciar a fermentação e maceração, no caso dos tintos e rosés.
A vinificação é feita em depósitos de inox de 5.000 a 12.000 litros, com um sistema informático que controla a temperatura de cada depósito o tempo todo. No meio do chão da sala de depósitos, tem umas bocas pra esvaziar as polpas e as cascas por gravidade (evitando assim aumentar o número de trasiegos com bombas) até as prensas móveis, que estão num nível inferior, o único nível que está debaixo da terra.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados