Imagens da Clos de Tart
Localização e outros dados de interesse
Clos de Tart
7 Rte des Grands Crus, France
21220 Morey-Saint-Denis
Francia
Em 1141, as freiras cistercienses da Abadia de Tart criaram o famoso Clos de Tart, que ficou com a ordem até a Revolução Francesa. Mais tarde, passou para a família Marey-Monge, até 1932, quando foi vendido à família Mommessin, que ficou responsável por ele até 2018, quando finalmente foi comprado por François Pinault, o atual dono.
Com 7,53 hectares, a vinha do Clos de Tart é a maior das monopólios classificadas como Grand Cru na Borgonha. As vinhas velhas, na sua maioria Pinot noir, formam fileiras perpendiculares à encosta da colina de Morey Saint-Denis, uma condição desafiante que dificulta o trabalho na vinha, mas ao mesmo tempo protege o solo da erosão. Além disso, a exposição sudeste faz com que os cachos fiquem expostos à luz do sol, atingindo sempre a maturação ideal até a vindima tardia.
Alguns vinhos são elaborados com cepas que chegam a quase 100 anos de idade, como é o caso do Clos de Tart Grand Cru. Uma referência extraordinária.
Desde 1999, foram feitas várias reformas para integrar a tecnologia mais eficiente, mas mantendo a essência do edifício original, uma construção do século XVII. Na garrafeira, ficam as barricas de carvalho e, na adega húmida, as garrafas são armazenadas a baixa temperatura para manter o vinho em condições ideais. Em 2019, foram incluídos depósitos de inox e depósitos tronconicos de madeira
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados