Descrição

Este excelente vinho provém de um local lendário, o Clos Vougeot, um símbolo da Borgonha. A parcela ainda está rodeada pelas muralhas construídas há cinco séculos. É um dos nomes emblemáticos dos Grands crus das uvas tintas. Grande capacidade de envelhecimento.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
13.0% vol.
Produção
900 garrafas.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Vougeot

Prova

Vista
Cor violeta aveludada.
Nariz
Este vinho é o arquétipo do pinot noir. Apresenta frutos pretos claros (cereja madura, ameixa seca, groselha preta, etc.), aromas e um certo toque especiadi (pimenta, alcaçuz, cravo, noz-moscada, etc.). Com a idade, surge um toque de fruta cristalizada, juntamente com notas terciárias complexas que se aproximam de toques cárneos.
Boca
Um vinho fresco e frutado que, com o passar dos anos, ganha em sedosidade e matizes mais maduros e especiados.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 14 e 16 ºC.
Consumo
Agora, ou guardar entre 5 e 15 anos.
Combinação
Pratos com almíscar, salsa e carnes tenras: costelas, cordeiro estufado, vitelo assado ou uma boa ave de caça. Também com queijos de casca mole e lavada: Époisses, Langres, Soumaintrain e Cîteaux.

Vinha e preparação

Nome
Clos Veugeot.
Descrição
O Clos de Veugeot é vasto e diversificado, como uma tapeçaria de 'petit point'. Agricultura sustentável. Não são utilizados herbicidas desde o ano 2000. Foram substituídos por aporque/desaporque no inverno e arado na primavera. Desborre sistemático.
Tamanho
0,20 hectares.
Solo
Pouco profundo, com abundância de cascalho na parte superior, castanho na parte superior, cascalho calcário na parte central e um solo castanho mais profundo com mais argila e limo na parte inferior.
Clima
Continental.
Rendimento
40 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Fermentação tradicional em tanque por 3 a 4 semanas.
Envelhecimento
Estágio de cerca de 18 meses em barricas de carvalho francês da floresta de Troncet. 100% são de uso único.