Descrição

Com estecoupage incomum , a Alta Pavina oferece a sua própria e moderna reinterpretação dos vinhos tradicionais da região, elaborados a partir da casta Tempranillo. Nesta ocasião, esta casta oferece maior acidez e frescura, enquanto a sua companheira Pinot Noir confere-lhe requinte e uma vivacidade interessante. O resultado é um vinho muito frutado, suculento e fácil de beber, que irá agradar até aos paladares mais clássicos.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Variedade
70% Tempranillo, 30% Pinot noir
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Vermelho violáceo, não excessivamente intenso, de densidade média, marcado pelas variedades que o compõem.
Nariz
Muito aromático, com predominância de aromas a frutos vermelhos e pretos maduros e com notas varietais tanto da casta Tempranillo como da frescura e suavidade da Pinot noir, bem como um toque sensível de notas tostadas e balsâmicas do envelhecimento em barrica.
Boca
Vinho tinto fresco e suave, com uma sensação aveludada proporcionada pela Pinot Noir e pela doçura da Tempranillo, combinadas em perfeita harmonia. Os taninos são muito refinados, tornando-o agradável e fácil de beber.
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Propriedade situada numa zona de charnecas no município de La Parrilla (Valladolid), a uma altitude de 1.000 metros.
Tamanho
35 hectares no total.
Solo
Franco-calcário.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa de 4 dias a 14 °C. Fermentação alcoólica iniciada através de um pé de cuba utilizando leveduras autóctones. Maceração de 12 dias com remontagens até um máximo de 3 por dia, dependendo do estado da fermentação. As variedades são elaboradas separadamente e o lote é realizado após a conclusão do estágio.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso, seguido de um ano adicional de repouso em garrafa.