Descrição

Hugo Ortega, coproprietário junto com seu irmão Diego da Alta Pavina, relata que com este coupage eles procuraram "evocar os vinhos da Ribera del Duero, que foram os primeiros que conhecemos e com os quais crescemos". A frescura e a acidez proporcionadas pela altitude em que se localiza a vinha de origem, juntamente com a intensidade da Cabernet sauvignon, conferem-lhe um caráter muito particular, marcado pela complexidade e equilíbrio.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Variedade
80% Tempranillo, 20% Cabernet sauvignon
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Vermelho intenso com boa densidade.
Nariz
Aromas intensos e concentrados a frutos pretos, mas delicados ao mesmo tempo. Muito guloso, com notas especiadas conferidas pelo carvalho. Tinto complexo e perfeitamente ensamblado.
Boca
Destaca-se a sua potência inicial, acompanhada por sensações finas e elegantes, fruto do lote perfeito de duas variedades tão nobres. Vinho longo, intenso e muito agradável pelo equilíbrio evidente.
Temperatura de servir
16 °C
Consumo
Válido até aproximadamente 2026, se mantido em boas condições
Combinação
Ideal para acompanhar guisados, pratos de caça e carnes fortes.

Vinha e preparação

Descrição
Propriedade situada numa zona de charnecas no município de La Parrilla (Valladolid), a uma altitude de 1.000 metros.
Tamanho
35 hectares no total.
Solo
Franco-calcário.
Clima
Continental, com precipitações escassas e contrastes de temperatura significativos.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa de 5 dias a 15 °C. Fermentação alcoólica iniciada através de pé de cuba com levedura autóctone. Maceração de 18 dias com remontagens, até um máximo de 3 por dia, dependendo do estado da fermentação. As variedades são elaboradas separadamente e o lote é realizado após a conclusão do estágio.
Envelhecimento
14 meses em barricas usadas de carvalho francês e americano.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2019 Pago la Pavina was produced with a blend of 80% Tempranillo and 20% Cabernet Sauvignon and displays a pale color and a delicate nose that is faintly balsamic and peppery. It has a medium body and fine tannins, coming through as balance and with unnoticeable 14.5% alcohol and integrated oak after spending 14 months in French and American oak barrels. 38,000 bottles produced. It was bottled in June 2021.