Descrição

Elaborado com uma maioria de Malbec proveniente de oito vinhas antigas localizadas ao longo das duas margens do Rio Negro, na Patagónia argentina. O vinho procura mostrar a diversidade da zona clássica do vale, exaltando ao mesmo tempo as características distintivas da região: frescura, elegância e um sentido de lugar.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Variedade
93% Malbec, 7% Merlot
Origem
Patagonia

Prova

Vista
Cor cereja picota.
Nariz
Muito balsâmico, fresco e com notas de matagal, como tomilho e ervas do campo.
Boca
Muito redondo e saboroso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
oito vinhas localizadas em torno do Rio Negro, nas zonas de Mainque, Cervantes, Valle Azul, Darwin e Luis Beltran. Condução em espaldeira alta.
Idade
Mais de 40 anos, com alguns chegando perto dos 80.
Solo
Os clássicos do Vale Alto, de origem aluvial, textura franco-argilosa e franco-arenosa.
Clima
A adega denominou a colheita de 2022 como "La Próspera", a mais bem-sucedida de todas na história da propriedade. A região experimentou condições climáticas favoráveis durante toda a estação de crescimento, o que contribuiu para a qualidade geral das uvas e dos vinhos resultantes. O ano começou com um inverno frio, seguido por uma primavera fresca e seca, o que permitiu uma brotação gradual e um crescimento constante das videiras. Isto prolongou o período de maturação, permitindo que as uvas se desenvolvessem lenta e uniformemente, o que resultou em uvas com boa concentração e equilíbrio, produzindo vinhos com sabores vibrantes e uma excelente estrutura que exibem as características distintivas da região: frescura, elegância e um sentido de lugar.
Rendimento
5.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 13 kg.
Vinificação
Fermentação em tanques de betão.
Envelhecimento
Estágio de 70% em barricas de carvalho francês (8 meses) e os restantes 30% em depósitos de betão. As barricas são 40% novas, 30% de segundo uso e 30% de terceiro uso.

Avaliação dos peritos

Patricio Tapia (Descorchados):

Este Clásico viene de uvas compradas a 8 productores en la margen norte del río Negro, suelos profundos y arcillosos, todos de viñedos muy viejos, de unos 80 años. En este blendhay un 94% de malbec, un 4% de merlot y el resto de viñedos más jóvenes de petit verdot. El vino es una delicia de sabores a frutas rojas, de rica acidez, frutas crujientes que muestran aquí una textura de taninos finos. Un vino fresco y frutal.

James Suckling:

A bright and juicy malbec that shows a little more fruit than the 2021. Once again, white pepper, hibiscus, dried herbs and touches of black fruit, dark cherries and blue plums. Fresh and medium- to full-bodied on the palate, with fresh, chalky tannins and a juicy, medium-long finish. Drink from 2025. - Zekun Shuai, Senior Editor.