Descrição

Carménère pertencente à gama Terrunyo da adega chilena Viña Concha y Toro, na qual a origem singular de cada elaboração, assim como a sua produção limitada, é o fio condutor. Neste caso, concretiza-se num tinto impressionante que seduz pelos seus aromas a frutos silvestres e violetas e pelo seu paladar fresco, suculento e especiado.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Variedade
Carménère, Cabernet sauvignon
Origem
Peumo

Prova

Vista
Cor púrpura escura e profunda.
Nariz
Predominam aromas de frutos pretos (groselha) e azeitona preta com notas de especiadas e de carvão.
Boca
Vinho tinto suculento, rico, encorpado e muito mastigável.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar pratos exuberantes, com especiarias, ervas frescas e um toque picante; todos os tipos de carnes grelhadas com marinadas especiadas ou agridoces; legumes, arroz saboroso ou massas com corpo e textura, como quiche, risoto, pizza ou canelones com ou sem queijo.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm do quartel 27, uma parcela localizada numa vinha a uma altitude de 170 metros acima do nível do mar, que se estende em terraços nas colinas da cordilheira da Costa, ao longo do rio Cachapoal, no vale com o mesmo nome, em Peumo. As videiras são conduzidas em espaldeira vertical e cordão.
Idade
Vinhas cultivadas em 1990.
Solo
Profundo, com uma primeira densidade de argila que retém a humidade, o que permite que as videiras permaneçam ativas até o final de maio, quando a Carménère é colhida, além de controlar o seu vigor e crescimento. Por estar associado ao leito do rio, possui uma composição limo-argilosa e aluvial profunda.
Clima
Fortemente influenciado pelo rio e pelo lago Rapel.
Colheita
Vindima manual com seleção de cachos e bagas.
Vinificação
As uvas foram conduzidas por gravidade da mesa de seleção para o tanque, onde fermentaram durante 6 a 10 dias. Após a maceração pós-fermentativa de 10 a 20 dias, foi realizada a descuba e a fermentação malolática em tanques de inox.
Envelhecimento
Estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Black olives, blackcurrants, black bean purée and hints of grilled spice and charcoal. This is juicy, rich and full-bodied with some sweet berries and nicely chewy, broad-shouldered tannins. Still polished. Drink after 2023.

Wine Enthusiast:

This red has a nose of green bell pepper, peppercorn, blackberry, and vanilla. On the concentrated palate, barely ripe black-fruit flavors and well-integrated notes of toasted oak are framed by chalky tannins. Moderate acidity is enough to freshen up the lingering finish