Descrição

Villa Conchi Extra Brut Imperial é um espumante com um mínimo de 22 meses de estágio em garrafa, elaborado a partir de vinhas velhas. Contém uma proporção equilibrada de Xarel·lo, Parellada e Macabeo, um coupage que apresenta volume, estrutura e grande carga frutada, à qual se junta a elegância da Chardonnay, que vem completar o conjunto.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2022
Álcool
12.0% vol.
Variedade
40% Xarel·lo, 30% Macabeo, 20% Parellada, 10% Chardonnay
Origem
Cava

Prova

Vista
De cor amarela pálida com tons verdes. Boa libertação de bolhas finas e persistentes, que sobem lentamente.
Nariz
Fino, fresco e frutado, com boa intensidade e agradáveis aromas de padaria no fundo, graças ao estágio de 22 meses em garrafa em contacto com as borras.

Boca
Fresca, quente, equilibrada e redonda, bem estruturada, com um final longo e suave e uma cremosidade que lembra a fruta madura.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar aperitivos, saladas, pratos de arroz e peixes leves. Devido ao seu estágio, também harmoniza com pratos elaborados com molhos e queijos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas no coração da região de Penedès.
Idade
De uma média de 25 anos.
Clima
O ciclo correspondente a 2022 foi marcado por altas temperaturas e ondas de calor, o que antecipou a colheita e reduziu a produção em 28%. Foi uma vindima mais curta, uma vez que as variedades tardias também amadureceram mais cedo. Apesar disso, a qualidade da uva foi excelente, com bom teor alcoólico, maturação fenólica e acidez, ideais para a elaboração de vinhos e a garrafeira de alta qualidade.
Colheita
Vindima noturna para evitar as altas temperaturas e uma fermentação prematura.
Vinificação
As uvas são transportadas rapidamente para a adega e refrigeradas a 10 °C para evitar que a cor das peles manche o mosto. Depois de obter o mosto através da prensagem, e de cada variedade ter fermentado separadamente a uma temperatura constante de 16 °C para preservar os seus aromas primários, o mosto é misturado e engarrafado juntamente com o vinho base. Em seguida, realiza-se a colheita de levedura e açúcar para estimular a formação de bolhas na garrafa. Para a segunda fermentação, as garrafas são armazenadas em caves subterrâneas a uma temperatura constante entre 15 e 17 °C, onde o vinho permanece em contacto com as borras.
Envelhecimento
Mínimo de 22 meses em garrafa. Após esse período, os sedimentos decantam naturalmente e são removidos com uma perda mínima de vinho espumante, para então adicionar o licor de expedição. O vinho contém 6 gramas de açúcar por litro (Extra Brut).