Descrição

Desde a sua fundação em 1901, as Bodegas Bilbaínas foram sempre uma referência da tradição, da história e do terroir de Rioja. Um legado invejável ao qual presta homenagem com este tinto, concebido especialmente para celebrar o seu 120º aniversário. As variedades autóctones Tempranillo, Garnacha, Graciano e Maturana misturam-se em harmonia neste coupage frutado, suculento e muito rico que convenceu o nosso comité de degustação.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Rioja Alta
Variedade
55% Tempranillo, 25% Garnacha, 10% Graciano, 10% Maturana tinta
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelha granada intensa e profunda com tonalidades violetas.
Nariz
Dominado por aromas muito profundos, elegantes e complexos, com notas de frutos pretos e violetas sobre um fundo balsâmico e mineral.
Boca
É um vinho muito carnudo, poderoso e estruturado, com uma entrada aveludada que evolui para um vinho muito equilibrado, encorpado e com um final persistente.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Consumo
Ótimo desde o momento da compra e até cerca de 2029 se for mantido em boas condições.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes e assados, queijos velhos e parmesão, presunto ibérico, pratos de caça como o veado, legumes e pratos de arroz com carne.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm de diferentes vinhas da D.O.Ca.
Solo
A Tempranillo provém de solos quaternários mais arenosos da Rioja Alta, a Graciano e a Maturana Tinta de terroirs com maior conteúdo de argila da Rioja Oriental e a Garnacha de solos pedregosos de altitude da zona de Tudelilla.
Clima
As condições em 2019 foram extraordinárias, permitindo uma vindima excecional, embora o volume tenha sido moderado, com cachos menos compactos e uvas mais pequenas, mas de grande qualidade. As chuvas chegaram na altura certa e as vinhas mantiveram-se num estado extraordinário durante todo o ano, permitindo obter vinhos equilibrados, com grande intensidade aromática e muito boa extração de cor. As altas temperaturas registadas no final da vindima aceleraram a maturação das uvas e aumentaram ligeiramente o teor alcoólico final.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Desengace e esmagamento suave das uvas para a cuba e fermentação com uma longa maceração. Cada casta foi vinificada, fermentando espontaneamente, em cubas abertas a uma temperatura controlada.
Envelhecimento
O vinho Tempranillo foi envelhecido durante 15 meses em barricas de carvalho americano de um ano; o Garnacha passou 12 meses em pipas de carvalho francês de 500 litros; o Maturana Tinta 10 meses em barricas de carvalho francês; e o Graciano 12 meses em barricas francesas de uso único.