Imagens da Tr3smano
Localização e outras informações de interesse
Tr3smano
España
Ano de fundação
2013
Produção Total
120.000 garrafas
Área total de vinha
60 ha.
Encontrar vinhas antigas em Espanha. Este foi o ponto de partida para a adega de Fernando Remírez de Ganuza e Pedro Aibar em Ribera del Duero: Tr3smano.
O nome escolhido para a adega também se refere à antiga expressão castelhana "trasmano o desmano" para identificar aquilo que não está ao alcance da mão, mas um pouco mais escondido.
O nome deste projeto, que tomou forma em torno de um copo de vinho, também pode ser lido como "A tres manos" (A três mãos). José Ramón Ruiz (o terceiro, com a importadora La Europa no México) encontrou uma pequena colina depois de Padilla de Duero, no coração de Ribera del Duero e mais especificamente no meio da "Milha de Ouro", onde se encontram as adegas mais emblemáticas de Espanha.
Na vinha só se trabalha com uvas Tempranillo. A maior parte são cultivadas em sistema de treino de taças, algumas das videiras chegam a alcançar os 80 anos de idade e têm uma produção muito baixa. A adega está rodeada por uma primeira vinha de 50 anos de idade, a "vinha do lagar" em solos franco-arenosos muito pobres. Do outro lado do rio, nos montes de Pesquera, estão as vinhas plantadas em solos calcários.
Fernando Remírez de Ganuza já possuía as suas próprias vinhas em Ribera del Duero há muitos anos. Neste caso estão localizados no município de Olmedillo, em terrenos franco-argilosos, em parcelas chamadas "La cuesta de la perdiz" e "el llano de la Ermita", uma zona considerada "o diamante de ouro" onde colaboram com pequenos especialistas e viticultores locais e na qual trabalham desde a poda até à vindima em vinhas com quase cem anos de idade.
Na adega não existe uma regra fixa para a elaboração. A personalidade do vinho tem mais importância do que a tanoaria ou do que um tipo de tostagem. Uma excelente barrica é uma ferramenta, mas não é tudo. Quando a fruta, o tempo e a madeira alcançam o equilíbrio desejado, é engarrafado. Esta é a razaão pela qual a Tr3smano não se define como um vinho de reserva.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados