Descrição

Este Dailuaine nunca havia sido lançado anteriormente, por isso faz parte dos lançamentos especiais da Diageo 2025. Trata-se de um whisky escocês single malt natural com teor alcoólico de barril, produzido em Aberlour, na região de Speyside. Concebido como uma viagem além do convencional, através de uma complexidade de sabores sem precedentes.

Este «tesouro marmóreo» é um whisky muito rico e único. O artesanato lento e paciente dá origem a um caráter complexo e com densidade. A partir das pequenas reservas de barricas espanholas de xerez, foi criada uma expressão muito original, um tipo que a Diageo nunca antes tinha engarrafado. A longa maturação confere um sabor robusto e perfumado e cria uma sensação fortificada em boca. Notas de frutos secos, maçã assada e pimenta vermelha percorrem a língua. Apenas alguns afortunados poderão experimentar uma edição verdadeiramente requintada e única.

Informações de produto

Tipo
Whisky
Álcool
54.3% vol.
Origem
Escócia

Elaboração

Processo tradicional de maceração, fermentação e destilação. São utilizados pequenos alambiques de cobre. Envelhecimento durante pelo menos 21 anos em barricas espanholas que guardaram grandes vinhos de xerez. Diretamente da barrica para a garrafa que tem nas suas mãos, sem reduzir o seu teor alcoólico original.

Prova

Vista
Cor âmbar profunda, semelhante às folhas de castanheiro recém-caídas da árvore.
Nariz
Um aroma profundo com grande intensidade, começando com uma sensação nasal suave, seca e muito especiada. Uma primeira lembrança inconfundível de aroma envelhecido revela gradualmente passas, castanhas assadas e cerejas banhadas em chocolate preto que, com o tempo, se transformam numa caixa completa de bombons de licor.
Boca
De corpo médio a completo e com um paladar cremoso, envolvente e, em geral, ligeiramente seco. O sabor abre-se de forma viva e doce, sugerindo cristais de açúcar mascavo em café expresso, depois desenvolve intensos frutos secos e um picante seco que se espalha pela língua. Algumas gotas de água suavizam tudo e arredondam os sabores. Final longo, o picante lembra docemente o gengibre e é ligeiramente seco com um leve toque de pedra de sílex no retrogosto.
Consumo
É recomendável consumir puro, com algumas gotas de água, com cubos de gelo ou com gelo.