Descrição

Elaborado inteiramente com a casta Tinta del País, proveniente de vinhas velhas de viticultura biológica plantadas nos arredores de La Horra e Roa de Duero, o Corimbo I é o exemplo de que uma Ribera del Duero diferente é possível. Estamos perante um vinho elegante, intenso e fresco ao mesmo tempo, proveniente de uma colheita que é, talvez, a mais encorpada, mas também uma das mais equilibradas até à data.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tinta del país
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Densidade alta, de cor intensa e brilhante, com fundo vermelho cereja e borda vermelha viva.
Nariz
Muito intenso e repleto de diferentes matizes em muitas densidades sobrepostas. A fruta apresenta um perfil preto com alguns reflexos vermelhos. As ameixas pretas, as amoras e as cerejas dominam o conjunto frutado. Forma uma paisagem completa, composta por ervas aromáticas, frutas, algumas especiarias e terra húmida. A sensação olfativa é muito fresca e a madeira está perfeitamente integrada.
Boca
Elegancia, intensidade e frescura ao mesmo tempo. Os frutos pretos e vermelhos combinam-se num conjunto muito atraente. Os taninos são finos e polidos. Não há qualquer sensação de peso ou álcool, apenas de equilíbrio. Vinho delicioso e com presença suficiente. Harmonioso e longo, deixando uma sensação de plenitude e frescura.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Excelente para acompanhar pratos de carne.

Vinha e preparação

Descrição
Pequenas parcelas em La Horra, Roa e aldeias vizinhas (Burgos). Vinhas em vaso.
Tamanho
40 hectares.
Idade
Cepas com uma média superior a 60 anos.
Vinificação
Fermentação alcoólica espontânea em cubas de carvalho francês, seguida de fermentação malolática em barrica.
Envelhecimento
Estágio de 16 meses em barricas (80% francesas e 20% americanas).