Descrição

Cucú Cantaba la Rana é a versão acessível da brilhante interpretação do Verdejo desta adega. Um vinho regional biológico complexo, saboroso, glicérico, mutável no copo, com interessantes notas de anis e lembranças florais e de caramelo de limão. As uvas utilizadas para elaborar este vinho provêm de La Seca, que conferem a e e estrutura e profundidade proporcionadas pelos solos de areias siliciosas e argila; e de Aldeanueva del Codonal, que acrescentam frescura e um aroma mais floral devido à localização a maior altitude da vinha e à composição arenosa do terroirnbsp; 

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
IGP Castilla y León
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De cor amarelo palha.
Nariz
Encanta pelas suas matizes anisadas e notas de alperce e rebuçados de limão, que dão lugar a toques herbáceos que, após a aeração, se transformam em aromas florais e minerais (giz).
Boca
Saboroso, glicérico e com uma acidez muito bem integrada. Longo e redondo.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Até aproximadamente 2029, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
Uvas provenientes de vinhas biológicas plantadas em La Seca (Valladolid) e Aldeanueva del Codonal (Segóvia), a uma altitude entre 750 e 850 metros.
Idade
30 anos, em média.
Solo
Areias siliciosas e argila.
Clima
Continental.
Vinificação
Prensagem direta e decantação natural. Fermenta espontaneamente em depósitos de inox a temperatura controlada.
Envelhecimento
Estágio sobre lías nos mesmos depósitos de inox. Nesta colheita, 25% do vinho foi fermentado e criado em barricas de carvalho francês de 300 litros.
Engarrafamento
Clarificado e filtrado suavemente antes do engarrafamento. Não estabilizado a frio para respeitar ao máximo a identidade do vinho, por isso podem aparecer alguns precipitados que não afetam de forma alguma o seu sabor.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

I found the 2024 Cucú to be very fresh, clean and varietal, approachable, balanced and tasty. It's pure Verdejo from La Seca and surrounding villages, a regional white with some 10% of the wine in used barrel to add some complexity and unctuosity. But it remains fine-boned and tender, with 13% alcohol and a pH of 3.4. 80,000 bottles produced. It was bottled in March 2025.