Descrição

Concebido por Oxer Bastegieta, o Kalamity surgiu na colheita de 2014 para ser a expressão dos seus melhores vinhedos cultivados em Ellvillar e Cárdenas. Um rioja de corte moderno que conquista pela sua complexidade, mineralidade, comprimento e grande potencial de guarda, e surpreende também pelo seu nome e rótulo chamativo. A admiração de Oxer por Shakespeare inspira tanto um como o outro e, neste último, pode ler-se a citação «honi soit qui mal y pense», ou seja, «que a desonra recaia sobre quem pensa mal».

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2024
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Rioja Alavesa e Rioja Alta
Variedade
48% Tempranillo, 48% Garnacha, 2% Viura, 2% Garnacha blanca
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelho cereja muito intenso.
Nariz
Apresenta complexidade e variedade de aromas de frutos pretos e vermelhos, florais com violetas de fundo e leves notas doces de especiarias.
Boca
Um vinho com boa acidez, mineralidade e enorme comprimento e potencial de envelhecimento.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Consumo
Ótimo até aproximadamente 2040, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Uvas provenientes de duas vinhas: a de Elvillar, plantada a 600 metros de altitude, com uma plantação mista à moda antiga de Tempranillo, Viura e Garnacha branco, e a de Cárdenas, a 580 metros de altitude. Viticultura biológica sem herbicidas.
Tamanho
Quatro hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1903 e 1920.
Solo
Argilo-calcário para a vinha de Elvillar e argilo-ferroso com algo mais de 10% de pedra para a de Cárdenas.
Rendimento
Cerca de 3.000 quilos por hectare em Elvillar e 2.000 em Cárdenas.
Vinificação
Fermentação espontânea com as suas próprias leveduras em cubas usadas de 1.000 litros de carvalho francês. Realiza a fermentação malolática em barricas usadas de 600 litros.
Envelhecimento
Estágio de 10 meses nas mesmas barricas usadas de carvalho francês. Posteriormente, permanece mais 2 meses em betão para ser refinado.