Descrição

La Loma é uma vinha íngreme com pouco mais de um hectare, plantada em 1946 com as castas Tempranillo e Garnacha. Desde 2015, as suas uvas são vinificadas separadamente, dando origem a um vinho único. A sua elaboração é marcada pela máxima de respeitar a subtileza e identidade deste single vineyard. Calcário, cascalho e argila ferrosa completam a composição privilegiada do seu solo.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.5% vol.
Produção
3.083 garrafas
Subzona
Rioja Alta
Variedade
Tempranillo, Garnacha, Garnacha blanca
Origem
Rioja

Prova

Vista
De cor vermelha cereja, brilhante e vivo.
Nariz
Muito sutil e elegante, com intensas notas de frutos pretos (amora, mirtilo) e especiadas (canela, alcaçuz) sobre um fundo fresco e muito floral proveniente da casta Garnacha.
Boca
Surpreende pela boca ampla e equilibrada, com taninos sedosos e polidos. Fresco, envolvente e com final longo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha localizada no sudoeste do município de Briones, a uma altitude de 534 metros acima do nível do mar. É plantada em vaso tradicional numa encosta com orientação para leste e com um declive de 7%.

Tamanho
1,4 hectares
Idade
Vinha plantada em 1946.
Solo
Pobre, de composição calcária e substrato de cascalho, essencial para uma boa drenagem e desenvolvimento das raízes em profundidade, com maior acesso aos compostos minerais do solo. É atravessado por uma margas argilo-ferrosa, que confere corpo e tanicidade.
Clima
A colheita de 2023 foi especialmente exigente na Rioja Alta. Após um inverno extremamente seco, a primavera foi acompanhada por fortes tempestades que dificultaram o trabalho na vinha. O verão começou com temperaturas amenas, mas agosto tornou-se um dos mais quentes e secos de que se tem memória, colocando à prova o equilíbrio hídrico de muitas parcelas. No início de setembro, várias tempestades intensas geraram preocupação com o possível aparecimento de botrite, o que levou muitos viticultores a antecipar a vindima. Foi uma campanha complexa, em que a escolha precisa do momento da colheita e uma seleção minuciosa das uvas foram determinantes.
Rendimento
3.650 videiras por hectare.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa a frio durante 3 dias em um pequeno depósito de inox a temperatura controlada. O regime de remontagens varia dependendo do momento da fermentação, sempre procurando respeitar a sutileza deste vinhedo.
Envelhecimento
Após a fermentação, o vinho foi transferido para cinco barricas de carvalho francês com capacidade para 500 litros, onde ocorreu espontaneamente a fermentação malolática. No total, o vinho permaneceu 14 meses em barricas.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

First produced as recently as 2016, La Loma has rapidly established itself as one of Spain’s outstanding reds. Sourced from a 1946 vineyard of the same name, it’s a field blend of Tempranillo and 10% Garnacha with enticing aniseed and rose petal aromas, understated oak, remarkable zip and energy, crunchy pomegranate and wild strawberry fruit and finegrained sinewy tannins. 2027-35