Descrição

Anamari é um vinho branco elaborado com as quatro variedades contempladas pela denominação de origem Sierra de Salamanca, provenientes de vinhas antigas localizadas em terroirs distintos. Na sua elaboração , é macerado com as suas peles em tanques de inox, como se fosse um vinho tinto, o que lhe confere uma cor ligeiramente alaranjada e um aroma complexo, onde se combinam toques confitados com outros mais cítricos e minerais. O rótulo é obra de Florencio Maíllo, artista de renome e tio de Agustín, que lidera este projeto vinícola. A obra é inspirada em O Jardim das Delícias, de Bosch, a partir de uma fotografia que ele próprio tirou de Ana María Luzmila Seisdedos ( mãe de Agustín) em 1975, onde se vê a protagonista com Agustín já no seu ventre.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Produção
4.373 garrafas
Variedade
Palomino, Rufete blanca, Viura, Moscatel
Origem
Sierra de Salamanca

Prova

Vista
Cor dourada, ligeiramente alaranjada.
Nariz
Nariz complexo com a fragrância do lote fermentado com cascas. Apresenta aromas de casca de laranja, compota e sabores cítricos.
Boca
Possui excelente aderência e boa concentração. Apresenta-se frutado em boca, com um caráter selvagem e um núcleo mineral.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2027, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas antigas localizadas em terroirs distintos nos municípios de Garcibuey, Sotoserrano e Santibáñez.
Colheita
Vindima antecipada para garantir um teor alcoólico moderado (12,5%) e preservar a sua acidez natural.
Vinificação
Desengace completo e fermentação com as peles em tanques de inox (como se fosse um tinto), onde maceram durante 4 dias a 5 ºC, após o que a temperatura é liberada, mantendo-se constante a 12 ou 13 ºC desde o início espontâneo da fermentação até ao seu término. É descuba, prensado ligeiramente e o vinho volta ao tanque para retirar as borras grossas numa trasfega. Posteriormente, as borras finas são trabalhadas durante os 5 meses seguintes.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Named after owner Agustín Maillo’s mother, Anamari is a fragrant, skin-fermented assemblage of Palomino, Rufete Blanco, Viura and a splash of Moscatel de Alejandría. A well judged orange style, it has orange zest, marmalade and citrus flavours, plenty of grip and focus and a mineral core. 2024 - 2027