Descrição

Amplo, potente, com volume e elegantes aromas frutados, o estágio de Viña Pedrosa, com um envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês e americano, apresenta-se como o vinho mais representativo da adega e com uma personalidade fiel à dos seus elaboradores. Excelente opção para os apreciadores de tintos da Ribera del Duero

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Produção
262.000 garrafas.
Variedade
100% Tinta del país
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja intenso com reflexos roxos.
Nariz
Sugestivo e muito expressivo, destacando os aromas a frutos silvestres, juntamente com delicados aromas de estágio (baunilha, balsâmicos, café, caramelo e tinta da China).
Boca
Amplo, com nervo e taninos suculentos. O seu retronasal é muito persistente e amplo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Agora ou durante os próximos 10 anos em condições ideais de conservação (13-14 ºC e 60% de humidade relativa sem oscilações de temperatura).
Combinação
Combina com assados castelhanos, grelhados e aves de caça.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas em Pedrosa de Duero (Burgos), a uma altitude de 835 metros acima do nível do mar. Condução em vaso.
Idade
35 anos, em média.
Solo
Com relevo suave e natureza argilo-calcária.
Clima
Continental com influência atlântica. A colheita de 2022 foi caracterizada por um inverno com precipitações muito escassas e pouco frio. No entanto, graças às reservas hídricas do ano anterior, a vinha teve um bom ciclo fenológico. O desenvolvimento da vinha foi um pouco mais precoce do que no ano anterior e, felizmente, não houve tempestades de granizo nem geadas. A brotação e a floração foram perfeitas, dando origem a um desenvolvimento equilibrado das videiras. A escassez de chuvas favoreceu um bom estado sanitário. O verão foi extremamente quente, mas graças às plantações de árvores e ao manejo correto da cobertura vegetal, o desenvolvimento vegetativo foi ótimo. A pintor foi mais lento do que em colheitas anteriores. A colheita de 2022 foi de excelente qualidade, mas de baixa quantidade, resultando em vinhos magníficos e duradouros. A viticultura regenerativa desenvolvida na vinha familiar da Bodegas Hermanos Pérez Pascuas conseguiu produzir uvas de excelente qualidade num ano complicado para os viticultores de Ribera del Duero.
Rendimento
4.500 quilogramas por hectare.
Colheita
As condições climáticas foram ideais durante a vindima, que teve início em 22 de setembro e terminou em 12 de outubro de 2022.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barrica de carvalho americano e francês. Repouso em garrafa por um período mínimo de 6 meses.
Engarrafamento
Em julho de 2024.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Aromas of blackberries and cherries with touches of black pepper, vanilla and spices. A fine Crianza that shows very good chalky tannins and a long, compressed finish. Drink or hold.

The Wine Advocate:

The 2022 Viña Pedrosa Crianza is their most representative wine in terms of reflecting their style; it's ripe, balanced and generously oaked after 18 months in barrel, and it comes in at 14.5% alcohol and a pH of 3.49. It has a mixture of berries, herbs and spices, with a medium- to full-bodied palate with fine and elegant tannins. 262,000 bottles produced. It was bottled in July 2023..- Luis Gutiérrez.