Imagens da Albet i Noya
Localização e outras informações de interesse
Sant Pau d'Ordal
Can Vendrell de la Codina
08739 Sant Pau d'Ordal BA
España
Ano de fundação
1925
Área total de vinha
80 ha.
As origens da viticultura em Albet i Noya vêm da Idade Média. E foi em 1903 que a família Albet se instalou na propriedade.
Joan Albet i Rovirosa chegou a Can Vendrell para cuidar da replantia da vinha na época pós-filoxera, com pés americanos posteriormente enxertados com as variedades desejadas. Depois do replantio, ele ficou responsável pelas 210 hectares da propriedade, das quais 90 eram dedicadas ao cultivo da vinha.
Em 1978, Josep Maria Albet i Noya decidiu converter toda a vinha para o cultivo biológico, tornando-se assim pioneiro nesse tipo de cultivo em vinha em toda a Espanha e um dos primeiros na Europa.
Das 145 hectares de terra que controlam, 80,5 são dedicadas exclusivamente ao cultivo da vinha. As vinhas da herdade cobrem as encostas do extremo oeste da serra do Ordal, na região conhecida como«Costers del Ordal», seguindo as ondulações do terreno e dispostas em socalcos ou em encostas. Como todos os solos vinícolas, os de Can Vendrell são pobres em matéria orgânica, com teores variáveis de argila e areia sobre um leito de pedra calcária, um solo permeável, mas com boa capacidade de retenção de humidade. Os 64 hectares de floresta que rodeiam os vinhedos são de vital importância, pois são a base para manter um equilíbrio perfeito com a biodiversidade da região.
Todos os vinhos elaborados pela Albet i Noya são controlados pelo CCPAE ( Consell Català de la Producció Agrária Ecológica). É um órgão de controlo público que tem um corpo de inspeção e certificação que se encarrega de fiscalizar o cumprimento da normativa europeia 2092/91 relativa aos produtos biológicos.
A principal característica da uva cultivada biologicamente é a ausência de resíduos e o ótimo estado sanitário. Se a isso juntarmos um cultivo que procura baixos rendimentos, não só se prima a qualidade, como se torna mais sustentável o cultivo biológico, uma vez que as videiras são mais resistentes a possíveis pragas. A regulamentação que rege a agricultura biológica exclui todo o tipo de tratamentos com produtos químicos sintéticos (herbicidas, pesticidas e fertilizantes).
A adega modernista de Can Vendrell data de 1925 e alberga os principais trabalhos de vinificação. A de Xapallà foi inaugurada em 2004 e alberga o armazém climatizado, a sala de estágio e uma nova linha de engarrafamento. A adega«De la Era» foi inaugurada em 2010 para vinificar separadamente os vinhos de gama mais alta, trabalhando por gravidade.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados