Imagens da Quinta de Couselo
Localização e outras informações de interesse
Quinta de Couselo
Barrio Couselo, 13
36770 O Rosal Pontevedra
España
Ano de fundação
1864
A história da Quinta de Couselo está super ligada ao Mosteiro de Santa María de Oia
Está num lugar incrível, perto do Oceano Atlântico, numa enseada rochosa, entre as vilas de A Guarda e Baiona. A construção deste mosteiro começou em 1136, durante o reinado de Afonso VII.
Desde o início, o mosteiro teve ligações com o vale de O Rosal, onde os monges compraram várias propriedades e incentivaram o cultivo da vinha. Entre essas propriedades está a quinta chamada A Cheira, que hoje conhecemos como Quinta de Couselo.
Em 1864 , foi comprada por Don Casimiro Dorado y Méndez e ficou na família até 2013, quando os bisnetos de Don Casimiro venderam a propriedade para a Grandes Pagos Gallegos de Viticultura Tradicional. A filosofia deste grupo vitivinícola é desenvolver projetos únicos nas zonas onde as variedades autóctones galegas se expressam melhor.
A Quinta «A Cheira» tem uma superfície de 2 hectares de vinha composta fundamentalmente por cepas de Albariño com 30 anos de idade, juntamente com cepas de Loureira e Caiño branco dispostas em parreiro. Está cercada pelo muro original construído pelos monges cistercienses.
Essas terras têm um microclima especial com influência atlântica, que traz temperaturas suaves, chuvas abundantes e as horas de sol necessárias para a maturação adequada das uvas. Os vinhedos estão localizados em solos de origem sedimentar, francos, ricos em matéria orgânica, ácidos e profundos.
Protegida pela D .O Rías Baixas, mais concretamente na subzona de O Rosal, a Quinta de Couselo produz vinhos com produções limitadas há mais de 150 anos
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados