Descrição

Este Lagavulin inédito faz parte dos lançamentos especiais da Diageo 2025. Trata-se de um whisky escocês single malt natural com teor alcoólico natural, produzido na região de Port Ellen, Islay. No seu interior, encontrará uma grande lembrança do aroma do pão artesanal, como refere a sua "alcunha". É uma experiência que procura ir além das densidades complexas que se encontram para além do fumo da cozedura no fogo. É necessário dedicar algum tempo para o degustar.

A maturação em barricas europeias temperadas com PX e oloroso de Jerez confere notas intensas de frutos secos ricos, como passas, figos e tâmaras, utilizadas com maestria para realçar o fumo característico do Lagavulin e prolongar o final.

Informações de produto

Tipo
Whisky
Álcool
56.5% vol.
Origem
Escócia

Elaboração

É produzido de forma tradicional em pequenos alambiques de cobre e, posteriormente, envelhecido em barricas europeias com PX e oloroso de Jerez, com um mínimo de 12 anos. Diretamente das barricas para a garrafa, sem redução do teor alcoólico.

Prova

Vista
Cor dourada média com reflexos ocasionais. Perolado moderado a bom.
Nariz
Ousado e direto, com um picante moderado. Imediatamente fenólico, com turfa fumegante e cinza de madeira, seguido de matizes de sabão e tecidos, apoiados por notas marítimas e de marisco. A sensação torna-se mais seca com o tempo. Mesmo uma gota de água fecha consideravelmente o aroma.
Boca
Corpo médio. Paladar suave e ligeiramente oleoso, com um sabor robusto que é simultaneamente doce, com notas de frutos secos, saboroso-especiado e salgado, e que rapidamente desenvolve notas fumadas marcadas de turfa. Mais suave e doce com uma gota de água. Final muito longo, seco e ligeiramente fumado, com sal persistente e mais turfa no retrogosto. Um pouco de água adiciona um toque picante de malagueta.
Consumo
É recomendável consumir puro, com algumas gotas de água, com cubos de gelo ou com gelo.