Descrição

Esta edição é uma das criações mais ambiciosas na história da The Macallan, criada para celebrar o 200.º aniversário da casa escocesa. Aqui poderá degustar dois líquidos tão únicos quanto excepcionais. Em primeiro lugar, temos o The 1940 Vintage, um whisky envelhecido durante 84 anos, tornando-se o mais antigo que já lançaram na sua história. Este é acompanhado por The 2018 Vintage, um single malt que nasceu no ano da inauguração da nova destilaria localizada em Craigellachie.

Existem apenas 200 unidades numeradas desta coleção em todo o mundo. É apresentado num recipiente que funciona como uma máquina do tempo, feito de uma peça de carvalho americano e europeu com 200 pontas que protegem a delicadeza das suas duas câmaras interiores. A primeira possui um decantador em forma de anel com a colheita de 1940 e a segunda possui um decantador removível com a colheita de 2018.

The 1940 Vintage ( 70 cl e 43,4º alc.)

Notas de degustação: aromas de gengibre, chocolate preto, tâmaras, couro e notas tostadas de carvalho e café. Em boca destacam-se toques de ananás e pêssego assado, anis, amoras em compota, madeira fumada, resina e caramelo. O seu final é muito persistente.

The 2018 Vintage ( 34 cl e 54,9º alc.)

Notas de degustação: no nariz encontramos maçã verde e peras maduras, toffee, mel, creme de baunilha e notas subtis de pimenta. No paladar há presença de passas, maçã assada e pastelaria, complementadas com citrinos como limão ou lima. A sua textura é muito cremosa.

Informações de produto

A destilaria
Tipo
Whisky
Álcool
54.9% vol.
Origem
Escócia

Elaboração

O The 1940 Vintage nasceu a 1 de janeiro de 1940, data em que foram enchidos as duas barricas que compõem esta produção limitada. Na sua destilação foi utilizada malte de cevada turfada, que era o estilo habitual naquela época. Quanto ao The 2018 Vintage, trata-se de um whisky engarrafado em 2024, o primeiro a ser elaborado na nova destilaria. Para o seu envelhecimento, foram utilizadas barricas de carvalho americano temperadas com xerez.