Descrição

O terroir de Saint-Chinian é mais conhecido pelos seus tintos, mas a altitude, a frescura e a profundidade de certos solos, como os que abrigam as vinhas de origem deste coupage, adaptam-se perfeitamente à elaboração de grandes brancos. Isso fica evidente em Le Saint Festin e nesta colheita que a própria adega classifica como «muito fina», graças ao trabalho dos últimos anos «que já está a dar frutos».

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Variedade
40% Grenache blanc, 30% Roussanne, 20% Rolle, 10% Viognier
Origem
Saint-Chinian
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarela brilhante com reflexos esverdeados.
Nariz
Delicado e complexo, com aromas de flores brancas e especiadas. Também apresenta notas mediterrânicas, como pêssego, louro, tomilho e giesta, e alguns toques amadeirados no final, que trazem também expressões de nozes e pão de gengibre.
Boca
Vinho que surpreende pela sua frescura e toques minerais muito característicos. Matizes de amêndoa e alperce acompanham notas exóticas muito ligeiramente baunilhadas, tipo moca torrada. A sua evolução e os finos toques oxidativos do estágio em garrafa apenas contribuem para conferir complexidade e elegância que se irão acentuando com o passar do tempo.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Clima
Arcillo-calizo, de aparência rochosa e árida, mas muito variada.
Rendimento
30 hectolitros por hectare.
Vinificação
Desengace, prensagem direta, desfangamento estático e fermentação termorregulada a 16 °C durante 20 dias. Trasfega sete dias após o término da fermentação alcoólica. Sem fermentação malolática.
Envelhecimento
12 meses. 50% do vinho foi submetido a um estágio sobre borras sem sulfitos a 10 °C, enquanto o restante permaneceu também sobre as suas borras finas em cubas de betão.