Descrição

A variedade rainha de de Toro, variante da Tempranillo que nasce no coração do rio Duero, brilha neste monovarietal de Campo Elíseo com a sua delicadeza e aromaticidade. Com uma entrada em boca muito agradável, Campesino destaca-se como uma boa opção, sobretudo, com aperitivos ibéricos e queijos curados.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tinta de Toro
Origem
Toro

Prova

Vista
Vinho de densidade média-alta e cor cereja madura.
Nariz
De intensidade média, com notas de frutos vermelhos maduros e violetas.
Boca
Entrada agradável com uma estrutura média e equilibrada. A fruta vermelha volta a aparecer em boca, juntamente com notas de mato, alcaçuz e cacau.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2022, se mantido em condições ideais.
Combinação
Ideal para acompanhar aperitivos à base de charcutaria ibérica, queijos curados de leite de ovelha ou guisados de carne vermelha.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas entre 620 e 750 metros de altitude. Todas as vinhas de castas tinto da adega possuem, desde 2019, certificação de agricultura biológica.
Idade
20 anos, em média.
Solo
Pobre, arenoso e com camadas de argila em profundidade. Abundância de cascalho e seixos.
Clima
O inverno de 2020-2021 foi quente, com destaque para um episódio de frio durante a primeira quinzena de janeiro com a chegada da tempestade Filomena, que deixou uma forte nevasca e temperaturas de -17ºC. Uma primavera tardia e um início de verão caracterizado por precipitações fracas, mas muito repetitivas. Finalmente, o ano encerrou com precipitações de 450 mm, ligeiramente acima do normal.
Rendimento
4.500 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Maceração prefermentativa a frio, durante 4–5 dias a 8 °C, em cubas de 80 hectolitros com chapéu flutuante, e fermentação alcoólica com esmagamento, descuba e remontagens realizadas regularmente. Fermentação malolática em barricas de carvalho francês e depósitos de betão.
Envelhecimento
6 meses em barricas de carvalho francês.