Descrição

Frore de Carme, de Eladio Piñeiro, é um vinho singular, tanto pela sua metodologia de elaboração como pela funcionalidade da sua embalagem. É elaborado a partir de terroirs excepcionais, cultivados segundo os critérios da agricultura biodinâmica. Realiza um estágio de meses com as suas borras finas, incluindo um período com borras da colheita anterior. Destacam-se as suas notas cítricas, minerais e salinas. Possui um rótulo termossensível, uma rolha de vidro hermética, que favorece a evolução do vinho, e um design de garrafa que representa uma ânfora moderna.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2020
Álcool
12.5% vol.
Produção
8.000 garrafas
Subzona
Vale do Salnés
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Amarelo palha, brilhante e intenso.
Nariz
Mineral, intenso e fresco. Apresenta aromas cítricos, de fruta branco e notas herbáceas subtis.
Boca
Aromático e com um toque carbónico. Possui volume e uma agradável textura glicérica. Apresenta um final de boca mineral persistente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 °C.
Combinação
Para acompanhar aperitivos clássicos salgados, como azeitonas, anchovas e batatas fritas. Com marisco e peixe fresco.

Vinha e preparação

Descrição
Os vinhedos estão distribuídos em zonas privilegiadas dentro da variada orografia do Vale do Salnés. São cultivados seguindo os preceitos da agricultura biodinâmica há 17 anos. Orientação sul.
Solo
Franco-arenoso.
Clima
Atlântico.
Rendimento
Entre 6.000 e 8.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Manual durante a segunda e terceira semanas de setembro de 2020.
Vinificação
Após a colheita manual dos cachos na vinha e posterior seleção na adega, as uvas são maceradas durante 8-10 horas. Fermentação espontânea com as suas próprias leveduras selvagens a 12 ºC durante um longo período de tempo.
Envelhecimento
Estágio sobre suas borras finas em tanques de aço inoxidável durante um ano. Posteriormente, continua a maturação durante 3 meses com borras da colheita anterior e outros 9 sem borras, para posteriormente refinar durante mais um ano em garrafa.
Engarrafamento
Em junho de 2023.