Descrição

O nome deste vinho tem origem na antiga forma de designar a vinha de onde provém. Mandolás é uma das vinhas da Oremus, adega húngara pertencente à Tempos Vega Sicilia desde 1993. A vinha é plantada com a casta Furmint, principal componente dos vinhos doces de Tokaji. É por isso que o Mandolás é tão curioso, pois trata-se de um vinho branco seco. Esta colheita volta a exibir a sua proverbial frescura, acidez vibrante e pureza mineral.

Vinho recomendado para ouvir o nosso episódio do podcast «Sala de Prova» comAndrás Bacsó (diretor técnico da adega)

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Furmint
Origem
Tokaj-Hegyalja

Prova

Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Nome
Mandolás.
Descrição
Vinhas selecionadas de clones antigos de Furmint (provenientes da vinha Petrács com mais de 50 anos) situadas a uma altitude entre 150 e 300 metros acima do nível do mar. A densidade de cultivo é de 5.660 plantas por hectare.
Tamanho
35 hectares.
Idade
Vinhas com uma idade média de 23 anos.
Colheita
A vindima de Mandolás decorreu entre 25 de agosto e 8 de setembro, num contexto de estabilidade meteorológica, antes da chegada das chuvas na segunda semana de setembro. Os cachos foram colhidos manualmente, com uma primeira seleção nas vinhas.
Vinificação
Após uma ligeira prensagem, a fermentação alcoólica ocorreu em depósitos de inox em 80% e em barricas novas de carvalho húngaro em 20%.
Envelhecimento
70% do vinho permaneceu em barricas de carvalho húngaro durante os primeiros três meses, com remouage semanal das borras (bâtonnage), e durante os três meses seguintes em repouso completo. 30% do vinho realizou seu estágio em inox.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

A gastronomic furmint with subtle limes and green apples on the nose. Pure and minerally, with bright acidity and a taut, medium-bodied palate. Limpid, transparent finish. Drinkable now, but can hold. (Zekun Shuai)