Descrição

Trata-se da edição número 45 do Vintage Rosé da Moët & Chandon, apresentando-se como um vinho brilhante, com um bouquet especiado e um paladar potente. Possui uma frescura inesperada , considerando que 2015 foi o ano mais quente desde 1961. Nesta colheita, a Pinot noir ganhou mais protagonismo em detrimento da Chardonnay. É elaborado apenas nas melhores colheitas.

 

Informações de produto

A adega
Tipo
Champagne
Colheita
2015
Álcool
12.5% vol.
Variedade
52% Pinot noir, 27% Chardonnay, 21% Meunier
Origem
Champagne

Prova

Vista
Rosé rosé brilhante e clara.
Nariz
Aromas iniciais de groselha preta, amora e cereja preta, seguidos por figo e morango silvestre, notas especiadas de bagas rosé, pimenta aromática e pimenta da Jamaica, e toques refrescantes de garriga florida que refrescam o conjunto.
Boca
A Pinot Noir domina com os seus sabores de fruta concentrada, escura e profunda e uma acidez salivante de abrunhos e mirtilos com um final de menta e anis.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2032, se mantido em boas condições.
Combinação
Legumes, guisados com pouco molho, cozimentos que respeitam a suculência, pimentos, pratos com ingredientes amargos ou cítricos, cozinha tradicional especiada e de inspiração indiana.

Vinha e preparação

Clima
O ano de 2015 foi marcado por um calor intenso e seca, bem como por uma luz irresistível, que criaram uma colheita única com uvas que conferiram notas maduras ao vinho.
Colheita
A maior parte desta mistura é composta por vários vinhos de diferentes colheitas: 2009 (59%), 2002 (51%) e 1996 (55%).
Vinificação
Elaboração sob o padrão do método tradicional, pelo qual a segunda fermentação é realizada na própria garrafa que será comercializada.
Envelhecimento
Envelhecimento após o dégorgement de, no mínimo, 6 meses e posterior maturação em adega durante, pelo menos, 6 anos.
Engarrafamento
Utiliza-se uma dosagem de 5 gramas de açúcar por litro. Por isso, é um extra brut, algo incomum em champagne.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

A blend of 52% Pinot Noir, 27% Chardonnay and 21% Pinot Meunier, with 14% of red wine then added, the Moët & Chandon 2015 Extra Brut Grand Vintage Rosé is showing very well, evoking aromas of red berries, spring flowers, mandarin, cherries and pastry. Enveloping and full-bodied, it’s fruity and fresh, its gastronomic mid-palate segueing into a sappy finish.