Descrição

O José Pariente Verdejo é elaborado a partir de uvas provenientes de vinhas antigas, com mais de meio século de idade. O vinho emblema da casa é a expressão mais fresca, autêntica e elegante do Verdejo de Rueda. Um verdadeiro emblema da D.O., sempre no topo dos brancos mais vendidos do país.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Combinação

Tártaro de salmão e abacate

O tempero de ervas e algo picante de um tártaro funciona perfeitamente com um verdelho aromático como este.

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante, com reflexos esverdeados.
Nariz
Elegante, fresco e complexo, apresenta um caráter frutado acentuado, principalmente com aromas de frutas brancas e cítricas, juntamente com notas de funcho e matagal sobre um fundo anisado e balsâmico e um toque mineral.
Boca
Nesta fase, as notas de fruta fresca já antecipadas no nariz reaparecem para nos apresentar um branco untuoso, guloso e elegante, que culmina num final suavemente amargo, característico da variedade verdejo e sustentado por uma boa acidez. Possui uma grande estrutura que favorece a sua persistência. Esta colheita destaca-se especialmente pelo seu volume e por um retronasal complexo e intenso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar aperitivos e pratos de peixe, marisco, massa, arroz e carnes brancas. Também é perfeito com produtos fumados, queijos suaves e charcutaria.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de vinhas próprias cultivadas em vaso no planalto do rio Douro, na zona mais elevada da meseta norte de Espanha, e de vinhas antigas de pequenos viticultores da região.
Idade
Castas plantadas entre 1962 e 1991.
Solo
De cantos rolados, pobre em matéria orgânica e com algumas calcárias nas cotas mais altas.
Clima
A colheita de 2024 foi marcada por um inverno frio, uma primavera húmida e um verão seco e muito quente. As chuvas durante a primavera permitiram que as uvas amadurecessem de forma lenta e progressiva. A qualidade das uvas foi muito boa e as condições de qualidade, excepcionais. A elevada pluviometria e as temperaturas médias acima do habitual favoreceram a maturação lenta, o que se traduz num grande equilíbrio entre a maturação fenólica e a maturação analítica. Prevê-se vinhos com grande longevidade.
Colheita
A vindima é realizada no início do mês de setembro.
Vinificação
Fermentação dos mostos em depósitos de inox, betão e cubas de madeira. Em algumas vinificações, e dependendo da sua acidez, há indícios de conversão malolática.
Envelhecimento
Após quatro meses com as suas borras, procede-se ao coupage das três vinificações (inox, betão e cubas de madeira).

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Aged in a mix of concrete, tinaja, and stainless steel, this Verdejo presents great varietal character, with balsamic and minty notes enhancing its herbal aromas. On the palate, pine needle freshness and ripe pineapple lend a classic and fruity profile. This is more intense than the previous vintage, a reflection of the year. It offers a lot of complexity for the value of the wine. 2025-29.