Há mais de 600 anos que esta saga elabora vinhos únicos nas suas adegas das regiões toscanas de Maremma e Chianti Classico (Belguardo e Castello di Fonterutoli) e da siciliana Noto (Zisola)
Mazzei tem um total de 194 hectares de vinhedos entre as três casas que possui e já são 25 gerações deenólogos que contribuíram para este ilustre sobrenome.
O primeiro registado foi Ser Lapo Mazzei, notário de profissão, que, segundo um documento de 1398, trocava vinho de Chianti com Francesco Datini, comerciante de Prato.Mas o nome chave na história desta família é odeu Philip Mazzei ( 1730-1816), enólogo apaixonado e pensador liberal, nascido e criado no Grão-Ducado da Toscana, cujo espírito pioneiro e inovador o levou a atravessar o oceano e a instalar-se na Virgínia, onde chegou a fazer amizade com os pais da Constituição americana e fundadores daquela nação, Thomas Jefferson, George Washington, Benjamin Franklin e John Adams. Além de partilhar com eles ideias progressistas, foi também ele quem introduziu videiras da sua Toscana natal e de outras zonas europeias nestas terras.
Hoje, o seu legado é preservado e amplamente multiplicado desde o coração da Maremma, na propriedade Belguardo, até o sudeste da Sicília, berço da Nero d'Avola, onde fica a sua adega Zisola, até o impressionante e vanguardista Castello di Fonterutoli, um projeto inovador construído em Chianti, nas encostas de uma fazenda com vista para Siena, e projetado por Agnese Mazzei.
Nas três casas prevalece a mesma filosofia enraizada na promoção das variedades locais, na transmissão da identidade de cada uma das regiões e no respeito pelo meio ambiente, materializada na aposta numa agricultura sustentável. Tudo para conseguir vinhos que são a máxima expressão dos seus terroirs de origem e referências nas suas respetivas regiões
Descubra as vantagens únicas de se tornar cliente do nosso clube de vinhos "Venda Privada". É 100% gratuito e sem obrigações. Consiga até 30% de desconto.